X

Notícias

A lesão de hoje pode ser um problema ainda mais sério amanhã

Notícias, Saúde
-
19/08/2017 11:59

Fisioterapeuta Raquel Castanharo comenta estudo que mostra que uma lesão aguda causada por alguma prática esportiva pode levar a desgaste futuro na articulação, a temida artrose

Foto: Reprodução GE
Legenda da foto

Uma lesão aguda que aconteça durante a prática de algum esporte, como por exemplo a lesão de um ligamento no tornozelo ou de um menisco do joelho, pode levar a problemas nas articulações no futuro, segundo uma pesquisa da Universidade de Iowa, nos EUA. O estudo sugere que uma lesão aguda na articulação inicia uma sequência de eventos que pode progressivamente levar a um desgaste na articulação: a temida artrose.

O mesmo grupo de pesquisadores mostrou uma estatística indicando que mais de 40% das pessoas que tiveram uma lesão séria de ligamento acabarão eventualmente desenvolvendo artrose na articulação acometida. O mesmo vale para lesão de menisco do joelho e lesões de superfícies articulares causadas por algum esforço repetitivo.

O desgaste na articulação, característico da artrose, não é algo restrito à idade avançada, como pode parecer. Evidências demonstram que pessoas jovens também estão sofrendo com esse problema. Mais da metade das pessoas com artrose de joelho, por exemplo, tem menos de 65 anos.

Quanto mais severa a lesão aguda, maiores são as chances de problemas futuros. Uma forma de reduzir os riscos de artrose é cuidar bem da articulação quando a lesão acontecer. Parece óbvio, mas isso inclui não voltar precipitadamente ao esporte, algo que na prática muitas vezes é difícil. O fortalecimento muscular adequado, mantendo a articulação estável, também é uma forma de manter a articulação saudável ao longo da vida.

Quando uma lesão acontece é importante poupá-la por um período de tempo e trabalhar para reduzir a sobrecarga sobre ela, através de exercício e melhora do gesto esportivo. Essas pesquisas reforçam ainda mais a necessidade de cuidar do corpo e não negligenciar episódios de lesão. O retorno ao esporte no momento certo, com a articulação protegida, é a chave para uma articulação saudável por muito tempo.

G1