X

Notícias

A uma vitória dos playoffs, Brasil tenta evitar nova surpresa contra o Equador

Esportes, Internacional
-
17/07/2016 12:12
Legenda da foto

Após vitória no jogo de duplas, Thomaz Bellucci faz primeira partida deste domingo contra Emilio Gomez para fechar o confronto pelo Zonal Americano I da Copa Davis

Se no papel tudo estava desenhado para um 3 a 0 do Brasil sobre o Equador, na prática não foi bem isso. Rogerinho foi surpreendido e perdeu o jogo de abertura, mas Thomaz Bellucci e a dupla Marcelo Melo e Bruno Soares viraram o confronto para o time brasileiro. Assim, apesar das dificuldades, a ordem é evitar uma nova zebra, já que o time brasileiro chega ao último dia de jogos do Zonal Americano I precisando de apenas uma vitória para recolocar o país nos playoffs da Copa Davis, ainda na luta por uma vaga no Grupo Mundial.

A grande chance está nas mãos de Thomaz Bellucci, número 1 do Brasil e atual 49 do ranking, que terá pela frente Emilio Gomez, 317° do mundo, mas o melhor ranqueado do time do Equador. Um triunfo do brasileiro garante a vitória no confronto aos donos da casa. A partida começa às 12h (de Brasília) e terá transmissão do Sportv 3 e para os assinantes do SporTV Play.

Se Thomaz Bellucci não vencer o primeiro jogo do domingo, caberá a Rogerinho, logo na sequência, buscar a classificação contra Roberto Quiroz (434°) na última e decisiva partida do confronto entre Brasil x Equador.

A favor dos brasileiros está o desgaste de Quiroz e Gomez, que jogaram os dois jogos da sexta e juntos a partida de duplas, no sábado, enquanto Bellucci e Rogerinho tiveram um dia sem jogo, tendo maior prazo de recuperação física para o dia decisivo.

– Essa questão é muito importante, a questão física. Na teoria, obviamente que quem joga mais se prejudica mais, tem um desgaste maior. Foi só um set mais ou menos, depois a turma atropelou (risos). Não vejo que eles tiveram um desgaste tão grande hoje, não foi um jogo tão longo. Eles tão mais relaxados que nós, são jovens e franco atiradores. Fisicamente bem preparados. Todos os tenistas são excelentes atletas. E espero que isso possa atrapalhar eles, mas não vejo como um fator que a gente possa entrar com vantagem. Nenhum deles está aparentando desgaste, e obviamente a vontade e a superação tem um peso grande nesse domingo – disse o técnico João Zwetsch sobre a questão física.

PROGRAMAÇÃO BRASIL X EQUADOR

Sexta-feira (15/07)
Emilio Gomez 3 x 1 Rogério Dutra Silva – 4/6, 7/5, 6/0 e 6/4
Thomaz Bellucci 3 x 1 Roberto Quiroz – 7/5, 7/6 (3), 3/6 e 6/3

Sábado (16/07)
Marcelo Melo / Bruno Soares 3 x 1 Emilio Gomez / Roberto Quiroz – 6/7, 6/3, 6/3 e 6/2

Domingo (17/07)
12h – Thomaz Bellucci x Emilio Gomez
em seguida Rogério Dutra Silva x Roberto Quiroz (se necessário)

G1/ Fronteira Online

Foto: Cristiano Andujar/CBT