X

Notícias

Artilharia por país na Champions: Messi põe Argentina na liderança, e Brasil é terceiro; veja ranking

Esportes
-
04/10/2018 14:07

Três gols de Neymar sobre o Estrela Vermelha aproximam brasucas do pelotão de frente, que tem a França em segundo lugar; Messi é artilheiro isolado, e CR7, expulso na estreia, está zerado

Foto: AFP
Legenda da foto

Parece que Messi não gostou muito do banho que o Brasil deu, em matéria de artilharia por país, na última Liga dos Campeões. O craque do Barcelona começou a temporada 2018/19 com três gols na estreia e outros dois na segunda rodada. Com isso, catapultou a Argentina para a liderança do ranking de nações – e até com certa folga para os rivais. A França ostenta a segunda colocação, com o maior número de jogadores (nove) colaborando com bolas na rede. O Brasil fecha o Top 3, com dez gols – Neymar, graças ao hat-trick contra o Estrela Vermelha, na última quarta, é o goleador brasuca no momento.

Na segunda rodada, não foi apenas Neymar quem balançou o barbante três vezes. Dybala também acabou com o jogo para a Juventus diante do Young Boys (3 a 0) e se responsabiliza pela diferença de gols entre Argentina e França no ranking. Dzeko, por sua vez, deitou e rolou na goleada da Roma (5 a 0) para cima do Viktoria Plzen. Seus três gols, somados aos dois marcados por Pjanic na estreia da Juve, colocam a Bósnia numa respeitosa quinta posição.

É claro que estamos no início da competição, mas algumas curiosidades interessantes já surgem. A começar pelo baixo rendimento dos quatro principais goleadores da edição passada. Cristiano Ronaldo, artilheiro em 2017/18, com 15 gols, atuou apenas 29 minutos, já que foi expulso diante do Valencia e ficou fora contra o Young Boys. Está zerado, assim como Salah e Mané, do Liverpool. Apenas Roberto Firmino marcou um gol(aço), na vitória por 3 a 2 dos Reds sobre o PSG.

Além da surpreendente aparição da Bósnia, países de pouca tradição, como Cabo Verde (Garry Rodrigues/Galatasaray), Guiné-Bissau (Alfa Semedo/Benfica) e República Dominicana (Mariano Díaz/Real Madrid) estão representados na lista, com um gol marcado cada.

Artilharia da Champions 2018/19 (após rodada #2):
1. Messi (Barcelona) – 5 gols
2. Dybala (Juventus), Dzeko (Roma) e Neymar (PSG) – 3 gols
3. Griezmann (Atlético de Madrid), Icardi (Internazionale), Júnior Moraes (Shakhtar Donetsk), Klonaridis (AEK Atenas), Krmencik (Viktoria Plzen), Mbappé (PSG), Pjanic (Juventus), Pogba (Manchester United), Tagliafico (Ajax) e Vlasic (CSKA Moscou) – 2 gols

Importante: o critério para definir o país dos jogadores é a seleção que defendem atualmente. Exemplo: Thiago Alcântara (Bayern de Munique) é filho do brasileiro Mazinho, nasceu na Itália e defende a Espanha. Portanto, se marcar na atual edição, entrará na estatística espanhola.

G1