X

Notícias

Chapecó inaugura laboratório público para melhorar a genética de animais e a qualidade do leite

Geral, Notícias
-
21/06/2018 15:16

Pesquisas vão ajudar também a agilizar a identificação de possíveis doenças no gado

Foto: ilustrativa/reprodução
Legenda da foto

Chapecó inaugurou nesta quarta-feira, 20, o primeiro laboratório público que pode melhorar a qualidade genética dos animais e também a produção de leite no estado. As pesquisas vão ajudar também a agilizar a identificação de possíveis doenças no gado. Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país, com mais de três bilhões de litros produzidos em um ano.

Em 2017, a produção cresceu 8%. Mais de 45 mil famílias estão ligadas ao setor. A região Oeste é responsável por 75% da produção leiteira catarinense, com potencial para aumentar muito esse número. Mas é necessário melhorar alguns setores.

Segundo Ivan Baldissera, gerente de pesquisas Epagri Chapecó o laboratório de biotecnologia em sanidade animal deve atender em toda a região Oeste, mais de 100 municípios.

“Em médio prazo é oferecer prestação de serviço para os produtores da região, tanto de leite quanto de carne, para acompanhamento da qualidade da sanidade dos animais”, disse Baldissera.

Vai dar para investigar e prevenir a mastite, por exemplo. Uma inflamação na glândula mamária da vaca que hoje obriga produtores a descartarem até 15% da produção, diz a Epagri.

O laboratório teve investimento de R$ 200 mil e deve aproveitar a estrutura que já existe na unidade.

G1