X

Notícias

Chuva de granizo causa estragos em centenas de casas em Francisco Beltrão

Geral, Natureza, Notícias
-
02/07/2018 10:53

Segundo bombeiros, foram cerca de cinco minutos de chuva, por volta das 21h de sexta-feira, 29. Não há registro de feridos

Ivair Malagi fotografou as pedras de granizo que caíram no Bairro Alvorada, em Francisco Beltrão, na noite de sexta-feira, 29, (Foto: Ivair Malagi/Arquivo pessoal)
Legenda da foto

Uma chuva de granizo que atingiu Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, por volta das 21h de sexta-feira, 29, deixou centenas de casas danificadas, segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município. Não há registro de feridos.

Moradores de Francisco Beltrão registraram em fotos e vídeos a chuva de granizo, que chamou a atenção pelo tamanho das pedras.

Na manhã deste sábado, 30, moradores faziam fila em frente à sede do Corpo de Bombeiros para fazer o cadastro e pegar lonas e telhas.

Só na noite de sexta, mais de 600 pessoas fizeram a retirada de lona no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, de acordo com o soldado Ricardo Casagranda. Houve chamadas de quase todas as regiões da cidade após a chuva, que durou cerca de cinco minutos, segundo a corporação.

Uma estimativa preliminar da Defesa Civil, feita na manhã deste sábado, aponta que aproximadamente 4 mil residências tiveram algum tipo de dano, principalmente no telhado.

O subtenente Marcos Anselmo Gross dos Santos, coordenador municipal da Defesa Civil, contou que algumas pedras de granizo tinham tamanho um pouco menor que uma bola de golfe.

Não houve registro de destelhamento total de casas, nem a necessidade de encaminhar moradores para abrigos.

Conforme Gross, houve registro de duas quedas de árvore que interromperam o trânsito e que já foram retiradas. Há outros registros de quedas, mas sem causar nenhum dano.

Cadastro

Todo o atendimento para moradores que tiveram suas casas danificadas está centralizado no quartel central do Corpo de Bombeiros, que fica na Avenida Prefeito Guiomar Lopes, nº 700.

Defesa Civil e bombeiros estão cadastrando as residências atingidas e distribuindo lonas. Para fazer o cadastro é preciso ir até o local com documentos pessoais e comprovante de residência.

G1