X

Notícias

Coreias anunciam abertura de escritório conjunto de coordenação

Internacional, Notícias
-
13/09/2018 16:28

Escritório ficará na cidade norte-coreana de Kaesong, em zona industrial financiada pela Coreia do Sul, fechada em 2016

Foto: AP Photo/Ahn Young-joon
Legenda da foto

Coreia do Norte e Coreia do Sul devem inaugurar esta semana um escritório conjunto de coordenação para melhorar as comunicações, anunciou nesta quarta-feira (12) o governo de Seul.

O escritório é mais um passo no degelo entre os dois países após a recente reunião entre o líder norte-coreano, Kim Jong Un, e um enviado da presidência sul-coreana.

De acordo com o ministério sul-coreano da Unificação, o escritório será um “canal permanente de consulta e comunicação” para melhorar as relações intercoreanas, as relações entre Estados Unidos e o Norte e para reduzir a tensão militar.

“Esperamos que as relações entre Coreia do Norte e Coreia do Sul aconteçam de maneira estável, com comunicações 24 horas por dia, 365 dias ao ano”, afirmou o ministério em um comunicado.

O escritório ficará na cidade norte-coreana de Kaesong, em uma zona industrial financiada pela Coreia do Sul, mas que foi fechada em 2016 como consequência das tensões entre os dois países.

Em junho, durante o histórico encontro entre o presidente americano Donald Trump e Kim, os dois assinaram um acordo para desnuclearizar a península.

Mas poucos avanços foram registrados desde então, o que levou o presidente americano a cancelar uma viagem previsto a Pyongyang do secretário de Estado, Mike Pompeo.

G1