X

Notícias

Defesa Civil confirma segunda morte com mau tempo em SC

Geral, Notícias
-
18/10/2016 08:59

Agricultor foi atingido por um raio nesta segunda em São Carlos

Legenda da foto

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a segunda morte causada pelo mau tempo que atingiu o Estado nos últimos dias. Um agricultor foi atingido por um raio na cidade de São Carlos na tarde desta segunda-feira. A vítima, que não teve a identidade divulgada, chegou a ser socorrida por familiares, mas não resistiu. A outra morte foi de uma criança que estava em um carro atingido por árvore na cidade de Tubarão.

De acordo com o levantamento do órgão, pelo menos 49 cidades registraram problemas após 36 horas de chuvas em Santa Catarina. Na madrugada desta terça-feira a cidade de Itapiranga, no Extremo Oeste, teve alagamentos em duas residências. Por volta de 2h30min três propriedades foram destelhadas. Já em

Em São José, na Grande Florianópolis, a chuva forte que caiu nas últimas horas provocou a queda de um muro.

Dia é de alerta para novos temporais

A terça-feira segue com alerta para temporais em Santa Catarina. Há risco de descargas elétricas e queda de granizo em todas as regiões. Para faixa entre o Sul e o Oeste a previsão indica rajadas de vento entre 60km/h e 70km/h. Cidades do Oeste têm maior chance de instabilidade, já que é onde se concentram as nuvens mais carregadas.

— Uma das imagens do amanhecer desta terça já mostrava nuvens carregadas, em vermelho, atuando mais no Rio Grande do Sul do que em Santa Catarina, isso em razão do processo de diminuição da pressão do ar a partir dos países vizinhos, além dos ventos em altitude que levam essas nuvens mais carregadas em direção ao Estado gaúcho — explica o meteorologista Leandro Puchalski.

— Desta forma há previsão de chuva em forma de pancadas mal distribuídas. Ou seja, as pancadas ocorrem só em algumas cidades, mas onde elas acontecem são na forma de temporais. Isso ocorre devido ao tipo de nebulosidade que se forma pela combinação do ar quente e úmido que está sobre o Sul do Brasil — avisa Puchalski.

Imagem de satélite mostra o mau tempo no Sul do Brasil

As temperaturas da tarde sobem mais no Norte e Vale do Itajaí, onde os termômetros devem marcar entre 28°C a 30ºC.

Em Tubarão, cidade mais atingida pelo mau tempo, a terça-feira amanheceu nublada e chuvosa, mas a tendência é que o tempo melhore um pouco ao longo da tarde.

— Importante destacar a chance maior de temporal é no Oeste, mas em menos cidades em comparação com a segunda-feira, e sem destacar outras regiões — conclui Puchalski.

DC/ Fronteira Online