X

Notícias

Depois de 22 anos no Brasil, Fiat Palio sai de linha

Geral, Notícias
-
22/02/2018 11:03

Carro foi o mais vendido do país em 2014, mas não resistiu a chegada do Argo

Fiat Palio foi lançado em 1996 (Foto: Fiat/Divulgação)
Legenda da foto

Ex-líder de vendas no Brasil, o Fiat Palio saiu de linha no país, confirmou a montadora nesta quinta-feira 22. O modelo já não está mais disponível no site da marca e “sumiu” ao mesmo tempo que o sedã Cronos era lançado.

Outro a dar adeus é o Punto. Ambos foram susbtituídos simultaneamente pelo Argo, lançado no ano passado. Com o fim do Palio, o Mobi assume de vez a posição de veículo de entrada da montadora no país, enquanto o Uno é uma opção mais intermediária.

As vendas do Palio já vinham em baixa e o G1 mostrou que a chegada do Argo poderia influenciar em sua saída de linha.

Lançado em 1996, o Palio teve mais de 3 milhões de unidades vendidas e produzidas nestes 22 anos. Seu auge foi em 2014, quando conseguiu desbancar o Gol na liderança de vendas, mas foi por apenas 1 ano, sendo superado pelo Chevrolet Onix na sequência.

1996

O Palio surgiu como um produto para mercado emergentes e o grande destaque na época foi o seu visual, considerado moderno. A primeira geração teve motores 1.5 8V e 1.6 16V. Na sequência veio o 1.8 8V.

2001

Foi a primeira grande reestilização do modelo. Ele deixou as linhas mais arredondas de lado, para ganhar um ar mais “quadradão”.

2004

Mais mudanças no visual são feitas pela Fiat. Deixando de lado o estilo mais sóbrio, o carro ganha novamente uma personalidade mais própria com faróis angulados. Essa estética foi mantida na versão Fire, a mais barata de todas, até quase o fim da vida do Palio.

2009

Foi uma fase de várias mudanças para o Palio. Em 2008, o carro recebeu o novo desenho, mais uma vez adotando fários de linhas retas na dianteira. No entanto, pouco tempo depois a dianteira mudou de novo, ganhando o farol que já era do Siena, com um pequeno detalhe arredondado na perta interna. Era como ser o carro tivesse “aberto” os olhos.

2012

No final de 2011, a última geração do Palio é lançada. O visual foi considerado controverso, principalmente na parte traseira, com um lanterna bem extravagante. As opções de motores eram 1.0, 1.4 e 1.6 16V.

Apesar das polêmicas sobre a estética, foi a partir daí que o carro cresceu em vendas até chegar ao topo de vendas em 2014. Porém, muito do mérito se devia a versão Fire, com visual baseado no modelo 2004, que continuava a ser vendida.

Weekend e Strada são derivados do Palio

Além do sucesso por si só, o Palio deu origem a outros produtos da linha Fiat: a picape Strada e a perua Weekend. Os “irmãos” do Palio ainda estão disponíveis para a venda no Brasil e acompanharam as alterações visuais até 2009.

Punto também saiu de linha

Mais um que sentiu o “fator Argo”, o Punto deixa de ser vendido no Brasil. O hatch foi lançado em 2007 no Brasil.

G1