X

Notícias

Final? A um passo do acesso, Inter pode atingir projeção de pontos contra o Ceará

Esportes, Nacional
-
28/10/2017 09:39

Colorado pode chegar aos 64 pontos projetados por dirigentes e cálculos considerados suficientes para garantir retorno na elite; vaga matemática não pode ser alcançada neste sábado

Inter pode atingir projeção que "garante" retorno à elite se vencer o Ceará; acesso matemático só pode ser alcançado contra CRB (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter)
Legenda da foto

Na iminência do acesso, o torcedor colorado já está acostumado a correr para a calculadora após cada rodada para projetar o tão esperado retorno à elite. Mas o duelo do Inter contra o Ceará, neste sábado, às 17h30, pela 32ª rodada da Série B, reserva um elemento especial na matemática colorada para assegurar um posto entre os quatro primeiros colocados da competição. Líder isolado, o Colorado pode alcançar os 64 pontos com um triunfo.

A marca é considerada suficiente pela diretoria para assegurar o acesso ao final da competição – mesmo que a vaga matemática não seja, de fato, confirmada diante do Ceará. A pontuação “garante” o retorno à elite de acordo com a média da Série B em pontos corridos e com a atual projeção de pontos do quinto colocado (veja os números abaixo).

Os cálculos, claro, variam. O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o técnico Guto Ferreira estipulam 66 pontos como uma meta segura para garantir o acesso. Mas o próprio treinador admite que sua projeção é com a “margem esticada”, como uma espécie de precaução.

– Eu tinha colocado a margem esticada, 66. Para essa partida, 64 é o que é possível. Temos que fazer grande partida e vencer o Ceará aqui dentro. Isso não nos garante matematicamente. Eu sempre deixei bem claro que não se garantindo matematicamente não dá para se colocar em situação final. Temos que respeitar muito a equipe do Ceará. Temos que jogar uma grande partida e vencer – diz o treinador.

Projeções à parte, o treinador nega que sua equipe esteja “ansiosa” com a proximidade do retorno à elite. O Inter pode garantir oficialmente o acesso com duas vitórias consecutivas em casa, contra Ceará e CRB. Para isso, torce contra Oeste e Vila Nova, 5º e 6º colocados, respectivamente. O Londrina (7º) é outro que pode inviabilizar a classificação no Beira-Rio, mas apenas na margem de saldo de gols, caso vença os dois próximos jogos.

– Não sei se a ansiedade existe. Nos treinamentos, não senti isso no grupo. Eu senti um grupo bastante focado. Se tiver esse tipo de comportamento, a tendência é fazer um grande jogo. Quando se joga bem, fica mais perto do objetivo. Nem sempre alcança. Tem que estar mais perto e conseguir. Mais do que nunca, é Beira-Rio lotado, equipe extremamente focada buscando fazer o melhor e superar a difícil equipe do Ceará – afirma Guto.

ProjeçãoPontuaçãoDo que o Inter precisa
Média dos pontos corridos632 pontos
Meta da diretoria643 pontos
Depto. De Mat. UFMG665 pontos
Meta de Guto Ferreira665 pontos
Atual 4º, Ceará (Aprov: 59,1%)Projeção: 676 pontos

Sem contar com Leandro Damião, com desgaste muscular, o Colorado se prepara para um duelo direto neste sábado, contra o atual quarto colocado da Série B. E leva a força do Beira-Rio como trunfo. O Inter ostenta um retrospecto de nove vitórias consecutivas em casa e, claro, busca o 10º triunfo seguido para fincar de vez um pé no G-4 da competição.

– Sabemos que o acesso está próximo. Mas de nada adianta achar que vai vencer a qualquer custo. É ter tranquilidade. O grupo está maduro. Chegamos ao momento que queríamos. O torcedor vai estar ansioso. Não pode sair igual a louco. A gente encara como uma final. Como o jogo mais importante – afirma Danilo Fernandes.

GE