X

Notícias

Grêmio deixa disputa do título em segundo plano e traça nova meta: vaga direta para Libertadores

Esportes
-
15/10/2018 10:32

Tricolor admite dificuldade com vantagem do Verdão e quer se garantir pelo Brasileiro em 2019

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Legenda da foto

A derrota para o Palmeiras se tornou um marco neste fim de ano do Grêmio. A briga pelo título do Campeonato Brasileiro fica de lado em um primeiro momento e mira, como mínimo na competição, a classificação para a Libertadores diretamente na fase de grupos em 2019. Este passa a ser o objetivo principal gremista, já que a briga pela taça ficou mais distante.

O resultado deixou o Tricolor oito pontos atrás do Palmeiras, o líder do Brasileirão, a nome rodadas do final da competição. Na quinta colocação, hoje precisaria jogar uma fase eliminatória da competição continental para garantir presença na fase de grupos. Este ano, os clubes brasileiros começaram a sua participação em fevereiro.

– Não é que a gente não sonha, mas temos que ser realistas. Ficou mais difícil, vai afunilando, faltam nove rodadas, fica mais difícil. A nossa ideia é sempre pensar em termos de título. Mas nunca esquecendo que temos que chegar no mínimo entre os quatro para se garantir na Libertadores direto no ano que vem – admitiu Renato.

Antes mesmo da partida, ao chegar no Pacaembu, o capitão Maicon deixou claro esse sentimento para o elenco gremista. Declarou que, em caso de resultado negativo, a situação ficaria muito complicada para buscar o título, pelo pouco tempo para tirar a diferença do líder. Atualmente, o Inter é o vice, com 56, enquanto o Flamengo vem logo atrás, com 55, e o São Paulo soma 52.

O Grêmio terá, ainda, confrontos diretos com cariocas e paulistas, ambos distante de Porto Alegre, para tentar garantir-se na Libertadores. Desde 2016, o Grêmio tem aparecido na fase de grupos da Libertadores de maneira consecutiva. Naquele ano, por ter sido terceiro no Brasileirão de 2015. Em 2017, pelo título da Copa do Brasil. Em 2018, pela taça da América. E agora busca, para a próxima temporada, a vaga direta via Brasileirão, sem depender exclusivamente da atual disputa na competição continental – pega o River Plate, nas semifinais, nos dias 23 e 30.

O Tricolor só se reapresenta na próxima terça-feira à tarde, no CT Luiz Carvalho. Atualmente, a prioridade é recuperar Marcelo Grohe, Léo Moura, Cortez, Ramiro e Everton, todos lesionados. E a nova preocupação se torna Luan, com fascite plantar no pé direito. Kannemann reforça o time durante a semana, depois do amistoso entre Brasil e Argentina, na Arábia Saudita, na terça.

Globo Esporte