X

Notícias

Grêmio encerra tabu, vence São Paulo na Arena pela 1ª vez e encosta no líder

Esportes, Nacional
-
25/07/2016 14:06
Legenda da foto

Tricolor gaúcho aplica 1 a 0, gol de Douglas, neste domingo, pela 16ª rodada, e vai a 30 pontos; iguala, assim, pontuação do Timão e fica a dois pontos do Palmeiras

O Grêmio fez mais do que vencer o São Paulo por 1 a 0 neste domingo, na Arena, pela 16ª rodada do Brasileirão. Com uma atuação soberana do minuto inicial ao derradeiro, os gremistas ainda exorcizaram um tabu, ao bater o rival paulista pela primeira vez em seu reduto. Isso, graças a gol de Douglas, de rebote, após tanto martelar a meta adversária – ao todo, foram 27 finalizações. Clique aqui e confira como foi o jogo, em todos os lances.

E a vitória tem sabor ainda mais especial, dados os resultados paralelos: derrota do líder, Palmeiras, e empate do vice-líder, Corinthians. Com o triunfo, o Grêmio se mantém em terceiro, mas iguala os 30 pontos do Timão e fica a dois do Verdão. O São Paulo, por sua vez, permanece em nono, com 22 pontos. O Tricolor gaúcho volta a campo no próximo domingo, às 18h30, quando encara o América-MG no Independência, pela 17ª rodada do Brasileirão. Também no domingo, mas às 11h, os paulistas duelam com a Chapecoense, no Morumbi.

As duas equipes rumaram aos vestiários com o placar inalterado no intervalo. Mas não por falta de ímpeto dos Grêmio, que dominou o primeiro tempo, com um total de 15 finalizações, contra seis do São Paulo. Os donos da casa exploraram a velocidade de Negueba e Everton, em combinações com Douglas, para infernizar a defesa rival. Mais à frente, Bolaños comandou o ataque com investidas incisivas e conclusões: foram cinco. Do outro lado, os paulistas tentaram explorar as brechas deixadas pelo rival nas laterais, mas sem dar trabalho a Marcelo Grohe.

O Tricolor gaúcho manteve a postura no retorno para a segunda etapa e perseguiu a vitória com afinco. Tanto que, depois de tanto insistir, enfim balançou as redes com Douglas, aos sete. O camisa 10 encarnou um nove clássico e aproveitou rebote de Maicon para completar para o gol livre e abrir o placar. Com a vitória parcial, os gremistas reduziram o ímpeto ofensivo e se postaram bem para esperar o São Paulo e explorar o contra-ataque. Atrás no placar, Patón Bauza mexeu no time. Mandou a campo os atacantes Kelvin e Pedro. Não contava, porém, com a expulsão de Mena, por entrada em Negueba. Com um a menos, os paulistas não conseguiram reagir. Bruno, inclusive, ainda teve de salvar chute de Pedro Rocha em cima da linha.

G1/ Fronteira Online