X

Notícias

Grêmio iguala gols sofridos do primeiro turno e vê em risco posto de melhor defesa do Brasileirão

Esportes, Nacional
-
11/10/2018 09:04

Tricolor levou 8 gols em 9 jogos no 2º turno – mesmo número de tentos sofridos na primeira metade do campeonato. Equipe de Renato tem confronto direto com Verdão, a 2ª melhor defesa

Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Legenda da foto

Às vésperas do momento mais importante da temporada para o Grêmio, o grupo de Renato Portaluppi liga alerta para uma das principais forças do time: o sistema defensivo. Ao menos no Brasileirão, o Tricolor vê nos números um certo declínio no setor. Somente no segundo turno, foram oito gols sofridos em nove jogos, justamente o mesmo número do primeiro turno inteiro.

Na primeira metade do campeonato, o Grêmio saiu sem sofrer gols em 13 dos 19 jogos. Em contrapartida, o Tricolor foi vazado em cinco dos nove jogos no segundo turno até o momento.

O Grêmio se mantém com a melhor defesa do Brasileirão: são 16 gols em 28 jogos (média de 0,57 por jogo). No entanto, passa a ter a sombra do Palmeiras no quesito. O Verdão levou 18 gols em 28 confrontos (média de 0,64). Muito disso graças ao efeito “Felipão”. O clube paulista levou apenas três tentos no segundo turno (confira os números abaixo).

Melhores defesas do Brasileirão

GrêmioPalmeirasInterFlamengo
Primeiro turno (19 jogos)8 (média de 0,42)15 (média de 0,78)12 (média de 0,63)15 (média de 0,78)
Segundo tuno (9 jogos)8 (média de 0,88)3 (média de 0,33)7 (média de 0,77)7 (média de 0,77)
Total16 gols (média de 0,57)18 gols (média de 0,64)19 gols (média de 0,67)22 gols (média de 0,78)

Após o empate em 2 a 2 com o Bahia, Renato Gaúcho comentou sobre os problemas defensivos, sobretudo com gols sofridos no início. O técnico cobrou foco do grupo gremista para evitar desatenções.

– No momento em que o árbitro apita, muita coisa pode ocorrer a favor e contra. Não podemos dar esse mole. Um ou outro jogador entram desatentos. Já é difícil fazer gol, aí você sai atrás, e as coisas começam a dificultar. O que cobro é foco durante o tempo todo. Essa tecla que eu tenho conversado com o grupo, trocado ideias e cobrado muito nesse sentido. O adversário não espera – destacou.

Grêmio e Palmeiras farão confronto direto no próximo domingo, às 16h em São Paulo. Para esse duelo, Renato não poderá contar com Kannemann, convocado para a seleção argentina, além de Marcelo Grohe, com lesão de grau um no adutor da coxa direita. Também com problema muscular, Everton é outro vetado pelo departamento médico. Bruno Cortez, Léo Moura e Ramiro se recuperam de lesões e não têm presença confirmada.

Quinto colocado na tabela, com 51 pontos, o Grêmio tenta reduzir a distância para o líder, o próprio Verdão. O Palmeiras soma 56, isolado na ponta do Brasileirão. O confronto entre as duas equipes ocorre às 16h de domingo, no Pacaembu, em São Paulo.

GloboEsporte