X

Notícias

Hamilton vence e Rosberg vê pódio escapar para dupla da RBR em casa

Esportes, F1
-
31/07/2016 19:56
Legenda da foto

Inglês da Mercedes assume ponta na largada, leva GP da Alemanha e abre 19 pontos na liderança. Ricciardo e Verstappen completam o pódio. Massa e Nasr abandonam

A torcida encheu as arquibancadas do Circuito de Hockenheim na expectativa de uma vitória do piloto da casa, Nico Rosberg, no GP da Alemanha deste domingo, válido pela 12ª etapa da temporada 2016. Afinal, o alemão da Mercedes havia sido o mais rápido em todos os treinos livres e conquistara a pole position no grid de largada. Porém, “treino é treino e jogo é jogo”. E logo na largada, o líder do campeonato Lewis Hamilton pulou na ponta e rumou para mais uma vitória na temporada, a quarta consecutiva, a sexta nas últimas sete corridas.

O calvário de Rosberg foi ainda maior. Ele sequer subiu ao pódio. Foi ultrapassado pela dupla da RBR, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, no começo, chegou a recuperar as posições durante a corrida, mas as perdeu novamente por precisar pagar uma punição de 5 segundos por ter empurrado o piloto holandês para fora da pista em uma ultrapassagem. E como o que vale ponto é a corrida, depois de assumir a liderança do campeonato na prova anterior, Hamilton agora aumentou a vantagem para o companheiro de equipe de seis para 19 pontos. O placar restando nove corridas para o fim da temporada é 217 a 198 a favor do inglês.

Frustração maior que a de Rosberg, somente dos representantes brasileiros. A corrida teve apenas dois abandonos. E justamente de Felipe Massa e de Felipe Nasr. O veterano da Williams foi tocado logo na largada, perdeu ritmo com o carro danificado e recolheu na 38ª das 67 voltas. O jovem da Sauber chegou a brilhar com uma largada espetacular, onde ganhou cinco posições, mas parou a seis voltas do fim com problemas no carro. Sebastian Vettel (Ferrari), Kimi Raikkonen (Ferrari), Nico Hulkenberg (Force India), Jenson Button (McLaren), Valtteri Bottas (Williams) e Sergio Pérez (Force India) completaram os dez primeiros que marcaram pontos.

O GP da Alemanha marcou uma mudança significativa no Mundial de Construtores. Pela primeira vez no ano, a RBR passou a frente da Ferrari na tabela de classificação. A equipe austríaca vai para as tradicionais férias da categoria na vice-liderança, atrás apenas da soberana Mercedes. A Fórmula 1 agora só volta no dia 28 de agosto, com o GP da Bélgica, pela 13ª etapa.

Largada: Partindo em segundo, Hamilton tracionou melhor que o pole Rosberg e assumiu a ponta logo nos primeiros metros. O alemão, aliás, largou muito mal, sendo engolido também pela dupla da RBR. Destaque para Verstappen, que fez uma bela manobra sobre Ricciardo e pulou para segundo. Largando da 21ª e penúltima posição, Felipe Nasr foi quem fez a largada mais espetacular. Sagaz, aguardou os rivais se estranharem na primeira curva, deu um “X” quíntuplo e pulou para 16º.

GE/ Fronteira Online