X

Notícias

Jovens constroem casas para famílias carentes

Notícias
-
20/07/2017 15:19

Ajudando na construção de casas para 18 famílias em situação de vulnerabilidade, os jovens martelam, colocam telhas e trabalham em prol do próximo

(Foto: Rafaela Schuinka/Rede Massa)
Legenda da foto

O que você, jovem, costuma fazer nas férias da faculdade? Para um grupo de universitários de Castro, a folga é sinônimo de trabalho voluntário.

O trabalho começa cedo, às 5h. Enquanto os universitários trabalham, os vizinhos que olham as casas sendo erguidas ficam emocionados. “Muitos pensam apenas no próprio conforto e tudo mais. Ver esses jovens trabalhando é coisa de Deus”, relata a dona de casa Nair Costa Gomes.

Cada morador beneficiado pelo projeto foi escolhido de acordo com um levantamento da ONG e da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Cada residência irá custar apenas R$ 200 para as famílias. “O trabalho começa com a fundação da casa, para depois ir montando. Leva aproximadamente dois dias”, explica Lucas Kogut, um dos organizadores.

Ao todo, cem voluntários participam do projeto, sendo a maioria jovens e estudantes que dedicam o próprio tempo para construir sonhos, como o da dona Deusa. “Não estou nem acreditando, vou até fazer um culto aqui na frente para agradecer”, diz a idosa de 69 anos que, após dormir muitos dias em um carro, finalmente terá um teto.

A emoção de quem está sendo beneficiado é uma energia a mais para os voluntários. “A alegria está em conseguir deitar a cabeça no travesseiro e saber que essas pessoas vão ter um lugar digno”, desabafa a voluntária Isabeli de Oliveira.

Massa News/Fronteira Online