X

Notícias

‘Leilão caipira’ reúne itens como abóbora de 35 quilos, linguiça de 4 metros e pizza gigante em Mineiros do Tietê

Entretenimento
-
27/06/2017 09:52

Evento é tradição na cidade durante as festividades juninas. O dinheiro arrecadado vai para paróquia

(Foto: Reprodução / TV TEM )
Legenda da foto

Em Mineiros do Tietê (SP), os moradores comemoram as festas juninas de um jeito bem original. A principal atração é um “leilão caipira” beneficente. Quem dá o maior lance pode faturar itens como uma abóbora de 35 quilos, linguiça de 4 metros ou uma pizza gigante.

A tradição começa logo cedo com uma missa ao som da orquestra de viola caipira. “É relembrar com muita alegria tudo o que Deus nos deu: a terra, a colheita e os frutos que Ele nos deu”, afirma o padre José Carneiro.

Depois da benção, a cocheira vira palco de um leilão caipira. “A gente não visa só o lado financeiro, mas a amizade entre os moradores, o companheirismo que deixam essa tradição viva”, explica o organizador Reginaldo Emílio Felipe.

Todo o dinheiro arrecadado vai para paróquia da cidade. Tem carneiro, galinha, porco, bezerro e cada lance alto. Tudo fica registrado nas notas promissórias, outra tradição do leilão. “Está assinado, comprado e tem que pegar”, destaca o aposentado Valdo Júnior Caladrin.

E o pessoal gosta bastante das prendas típicas do leilão caipira. O empresário Marcel Dorta faturou a linguiça de 4 metros. “Por R$ 100 está valendo, além da linguiça ser boa, a gente tem que ajudar a paróquia, por isso vamos fazer bom proveito dela.”

A cidade toda ajuda a manter a tradição viva. “A cidade é bem rural, então precisa manter a tradição”, conta o advogado Bendito Stropo. “Eu gostei muito de ver os animais, porquinho, o boi”, finaliza Murilo Batista, de 8 anos.

G1/Fronteira Online