X

Notícias

Meteorologia alerta para risco de temporais, ventania e queda de granizo nesta terça-feira em SC

Geral, Notícias
-
25/10/2016 09:28

Imagem de satélite mostra o Sul do Brasil tomado pelas nuvens

Legenda da foto

Avanço de áreas de instabilidade gera alerta no tempo em Santa Catarina. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, há risco de chuva forte e temporais, especialmente em cidades do Oeste e Planaltos. A Epagri/Ciram, que monitora o tempo no Estado, alerta ainda para vento forte, descargas elétricas e queda de granizo.

Imagem de satélite pela manhã mostrou nuvens carregadas avançando sobre SC vindas de países vizinhos.

— Com isso a terça-feira tem muitas nuvens e chuva a qualquer momento, com poucos períodos de melhoria e em poucas áreas do Estado. Isoladamente podemos ter chuva forte e temporais, principalmente no Oeste e parte dos Planaltos catarinenses — explica o meteorologista Leandro Puchalski.

As temperaturas à tarde ficam entre 22°C e 24°C na maior parte das cidades. Nos Planaltos, porém, a máxima deve ficar na casa dos 21ºC.

Em sua página na internet, a Epagri/Ciram publicou alerta sobre o mau tempo. Veja a nota assinada pelo meteorologista Marcelo Martins:

“Na próxima terça e quarta-feira 25 e 26,  há condição de temporais isolados com granizo e rajadas fortes de vento (acima de 60km/h) na maioria das regiões catarinenses.”

Atenção para o mar

— Nesta terça-feira a ondulação de Sudeste já traz ondas de 1,5m a 2m, seguindo mais ou menos com essa altura na quarta e na quinta-feira, mas passando para ondulação de Nordeste. Se nada mudar, muita atenção com a sexta-feira e com o sábado, quando uma forte ondulação de Sul está prevista para trazer ondas de até 3m perto da costa. Isso ocorre devido a um ciclone no oceano — alerta Puchalski.

Poucas mudanças na quarta-feira

— Nesta quarta continuamos com avanço de áreas de instabilidade a partir dos países vizinhos e umidade avançando do mar, mas com ventos mais de Nordeste. Desta forma a previsão é de muitas nuvens e chuva a qualquer hora, que chega a intercalar com períodos de melhoria no Sul e no período da manhã. Importante destacar que há chance de chuva forte e temporais mais concentrados no Meio Oeste, Planaltos, Oeste e Extremo Oeste. As temperaturas ficam parecidas com as desta terça — diz Puchalski.

Para quinta-feira o tempo começa a mudar, já que a chance de chuva fica restrita para o período da madrugada.

— A maior parte da quinta já terá sol entre nuvens no Sul, Litoral, Vale do Itajaí, Norte e Planalto Norte. Já a umidade vinda do mar, pela presença de um ciclone na altura do Litoral Sul do Rio Grande do Sul, irá trazer muitas nuvens com chuva fraca a qualquer hora da Serra ao Oeste como um todo. Importante destacar que nessa região, com a instabilidade, a quinta-feira será fria em Santa Catarina — adianta Leandro Puchalski.

Noites frias pela frente

— Se nada mudar, o amanhecer de sexta, sábado e domingo deverão ter temperaturas baixas para esta época do ano, inclusive com chance de geada na Serra no fim de semana. Como o sol deverá estar presente nesse período, as temperaturas da tarde ficam agradáveis, até com certo aquecimento, sobretudo no domingo — explica o meteorologista.

DC/ Fronteira Online