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Número de reclamações contra a Caixa sobre o FGTS mais que triplica em 1 ano

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18/07/2017 15:51

O aumento coincide com a liberação do saque das contas inativas do FGTS, anunciado pelo governo em dezembro do ano passado; saques vão até 31 de julho

Foto: Reprodução web
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O número de reclamações contra a Caixa Econômica Federal sobre problemas com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aumentou 263% na comparação entre o 1º trimestre de 2016 e o mesmo período deste ano. Nos primeiros seis meses do ano passado, o site Reclame Aqui registrou 361 queixas relacionadas a esse tema, número que saltou para 1.312 no período de janeiro a junho de 2017.

O aumento coincide com a liberação do saque das contas inativas do FGTS pela Caixa, anunciado em dezembro do ano passado. Os beneficiários começaram a retirar o dinheiro em 10 de março. E foi justamente o primeiro mês de saque que registrou o maior número de reclamações: 336.

Em 2016, o total de reclamações envolvendo FGTS foi de 920. De janeiro até junho de 2017, já são 1.312 – 43% a mais levando em conta apenas a metade deste ano.

A Caixa informou, por meio de nota, que o aumento de reclamações em janeiro e fevereiro tem vínculo com busca de informações, especialmente pelo calendário ainda não ter sido divulgado, e reconheceu que em março, início do calendário dos pagamentos, as reclamações aumentaram, mas ressaltou que houve queda constante nos meses subsequentes.

O G1 acompanhou durante o período de saque das contas as dificuldades dos trabalhadores. Entre as principais queixas, estão entraves para atualização dos dados cadastrais, demora para o dinheiro ser liberado, dificuldade de obter informações com os atendentes do banco e até fraudes nas contas correntes.

Os saques das contas inativas terminam no próximo dia 31 de julho. Questionada pelo G1 se o prazo poderia ser estendido para quem estivesse com pendências a serem resolvidas, a Caixa informou que os casos que necessitem de acertos cadastrais e dependam exclusivamente do banco serão pagos após o dia 31. Mas não haverá ampliação de prazo para os casos que não dependem do banco, como problemas com os antigos empregadores.

Tem direito a sacar o dinheiro do FGTS quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31/12/2015. Uma conta fica inativa quando o trabalhador deixa o emprego. O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.

A Caixa Econômica Federal já pagou R$ 41,8 bilhões para 24,8 milhões de trabalhadores referentes às contas inativas. O montante equivale a 96% do total disponível para saques, de R$ 43,6 bilhões. O dinheiro foi sacado por 82% dos 30,2 milhões de trabalhadores com direito ao benefício.

Se o beneficiário não retirar o dinheiro até o prazo final, o valor voltará para a conta do FGTS e ele só conseguirá sacá-lo se estiver enquadrado nas hipóteses que permitem o saque do FGTS, como trabalhadores ou dependentes portadores do vírus HIV; pessoas em tratamento contra o câncer; doentes em estágio terminal em razão de doença grave, ou se ficar pelo menos 3 anos sem receber depósito de empregadores no Fundo de Garantia.

Veja os principais motivos das reclamações referentes ao FGTS no Reclame Aqui:

2017 (1º semestre)

Mau atendimento

Demora na execução

Qualidade do serviço prestado

Funcionários despreparados

Mau atendimento do prestador de serviço

Não consigo fazer operação por telefone

2016 (todo o ano)

Mau atendimento

Demora na execução

Qualidade do serviço prestado

Mau atendimento do prestador de serviço

Dificuldade de cadastro

Funcionários despreparados

Canais de atendimento

A Caixa criou o site exclusivo para as contas inativas (www.caixa.gov.br/contasinativas), no qual o trabalhador pode visualizar o saldo, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

Outra opção de atendimento é o Serviço de Atendimento ao Cliente, pelo 0800 726 2017, em que é possível saber se a conta vinculada está apta para recebimento do valor disponível para saque, além de informações sobre os canais de pagamento.

Para realizar a consulta do saldo no 0800 ou no site, o trabalhador deve informar seu número de CPF ou PIS/PASEP (NIS) – veja como localizar o número do seu PIS ou NIS pela internet.

Canais de pagamento e documentação

Segundo a Caixa, valores nas contas inativas de até R$ 1.500 podem ser sacados no autoatendimento, somente com a senha do Cidadão. Para valores até R$ 3.000, o saque pode ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa. Acima de R$ 3.000, os saques devem ser feitos nas agências.

Para facilidade no atendimento, os trabalhadores devem sempre ter em mãos o documento de identificação e Carteira de Trabalho, ou outro documento que comprove a rescisão de seu contrato. Para valores acima R$ 10 mil, é obrigatória a apresentação de tais documentos.

Nota da Caixa

Desde o dia 10 de março, a Caixa Econômica Federal pagou mais de R$ 41,8 bilhões para 24,8 milhões trabalhadores beneficiados pela Lei 13.446/2017. O valor pago, até o dia 12 de julho, equivale a 96% do total disponível para saque (R$ 43,6 bilhões). O número de trabalhadores que sacaram os recursos das contas do Fundo de Garantia representa 82% das 30,2 milhões de pessoas beneficiadas pela medida. Apenas no 1° semestre de 2017, o numero de operações de FGTS foi quatro vezes maior que o numero de operações realizadas em todo o ano de 2016.

O aumento de reclamações em janeiro e fevereiro tem grande vinculo à busca de informações, especialmente pelo calendário ainda não ter sido divulgado. Março, com o início do calendário de pagamentos, as reclamações aumentaram, mas percebe-se constante queda nos meses subsequentes. Esse movimento a Caixa também percebeu em seus canais próprios, como Ouvidoria e SAC. O percentual de reclamantes em todo o semestre na entidade equivale a 0,005% do universo total de beneficiados que sacaram até dia 12 de julho (24,8 milhões).

A Caixa preparou uma estratégia de atendimento que buscou levar comodidade e qualidade aos trabalhadores da contas inativas, com cronograma de pagamento em 05 ondas, de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador.

Para os estados com maior número de trabalhadores, a Caixa reforçou o atendimento para os interessados em realizar o saque das contas inativas. As medidas incluíram abertura de agências, entre 9h e 15h, em um sábado de cada mês até julho, último mês do cronograma, com empregados do banco para atender exclusivamente aos trabalhadores; abertura de todas as agências da Caixa duas horas mais cedo durante os dois primeiros dias úteis após abertura do calendário; crédito em conta bancária com opção através dos canais exclusivos (site e 0800); pagamento pela rede de correspondentes Caixa (lotéricas e Caixa Aqui); emissão e remissão de senha e cartão do cidadão pelo 0800 726 0207 e; canais exclusivos de informação www.caixa.gov.br/contasinativas e 0800 726 2017.

A Caixa ressalta ainda que valoriza a opinião dos clientes e a utiliza como subsídio para melhoria e modernização de todos os seus processos de atendimento. O banco revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais, internos e externos.

G1/Fronteira Online