X

Notícias

Ônibus do Programa Mulher, percorrerá municípios da ADR de Dionísio Cerqueira

Geral, Notícias
-
23/08/2017 11:49

O programa tem o objetivo de levar o acesso à informação às mulheres das áreas mais distantes dos centros urbanos

Foto: Divulgação
Legenda da foto

Ao longo da próxima semana, o ônibus itinerante do “Programa Mulher, Viver sem Violência” irá percorrer os municípios de São José do Cedro, Princesa, Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira, que pertencem a Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira.

O programa é realizado através de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, e tem o objetivo de levar informação e conhecimento da Lei Maria da Penha às mulheres das áreas mais distantes dos centros urbanos.

Neste processo, os municípios articulam ainda a participação dos setores de justiça, saúde, segurança pública, assistência social e outros. O veículo possui salas com divisórias para que as mulheres tenham atendimento privativo e possam conversar com os agentes públicos.

Segundo a gerente de Planejamento Regional e Apoio às Políticas Públicas da ADR, Priscila Jaroseski Giron, estarão envolvidos CRAS, CREAS, as áreas da saúde e assistência social, Polícia Militar e Civil.

A Gerência de Planejamento Regional e Apoio às Políticas Públicas da ADR, participa ajudando na coordenação e execução do programa e articulando as ações junto a Coordenadoria da Mulher no Estado.

Programação

São José do Cedro

O primeiro município da Regional a receber o ônibus é São José do Cedro. As atividades iniciam no dia 28 de agosto, às 9 horas na comunidade de Mariflor. A programação conta com orientações da Polícia Civil, palestra da Epagri, palestra com o Delegado da Polícia Civil Geronimo Ferreira, além de atendimentos e orientações às mulheres que serão desenvolvidos por equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde. Ainda no dia 28, mas no período vespertino, a mesma programação será realizada na comunidade da linha Peperi.

Princesa

Em Princesa a unidade móvel estará em frente ao Cras, no dia 29. Com início às 9 horas a programação se estende até às 16 e contará com atendimento, orientações e recepção da mulheres. Serão oferecidos testes rápidos e orientações jurídicas voltadas às mulheres. Ainda haverá palestra com o delegado da Polícia Civil e oficinas dinâmicas voltadas às mulheres.

Guarujá do Sul

O município irá realizar as atividades no dia 30, das 13 às 17 horas no Clube Baixa Arara. A programação conta com oficinas e atividades corporais, oficinas de saúde da mulher, palestra sobre a Leia Maria da Penha e violência contra a mulher, testes rápidos de saúde, dinâmicas, cantinho da beleza, atendimento individual, orientações de profissionais com assistência social, psicólogos, enfermeiras e Polícia Civil, haverá participação da Extracredi. Será disponibilizado ônibus para as interessadas em participar das atividades.

Dionísio Cerqueira:

No nosso município as atividades serão realizadas nos dias 31/08 e 1º de setembro.

Ascom