X

Notícias

Operação cumpre 34 mandados de prisão contra o crime organizado no Sul do Estado

Notícias, Policial
-
22/03/2018 16:01

Ao todo são 150 agentes mobilizados na operação, sendo 110 da Polícia Civil e 40 da Polícia Militar

Ao todo são 150 agentes mobilizados na operação, sendo 110 da Polícia Civil e 40 da Polícia Militar Foto: Polícia Civil Sombrio / Divulgação
Legenda da foto

Uma operação iniciada às 5h desta quinta-feira está cumprindo 34 mandados de prisão e 39 mandados de busca em apreensão no Sul do Estado, entre os municípios de Sombrio, Balneário Gaivota, Araranguá e Balneário Arroio do Silva. Até o final da manhã, os policiais haviam capturado 26 suspeitos e apreendido pelo menos 500 pedras de crack, segundo o delegado Luiz Otávio Pohlmann.

O objetivo da operação é desestruturar o núcleo regional de um grupo criminoso que atua por toda Santa Catarina. Os presos, que são suspeitos pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa, foram investigados durante meses pela Delegacia de Polícia de Sombrio. Eles estão envolvidos em pelo menos seis ataques a prédios públicos e casas de policiais registrados no ano passado.

Ao todo são 150 agentes mobilizados, sendo 110 da Polícia Civil e 40 da Polícia Militar. Para cumprir todos os mandados na manhã desta quinta, a ação tem apoio de policiais de diversas cidades do Sul, como Laguna, Criciúma, Tubarão e Araranguá. Todas as prisões são preventivas, e os capturados estão na delegacia de Sombrio enquanto aguardam vagas no sistema prisional.

Durante as investigações, a polícia encontrou uma espécie de clube formado pelos suspeitos, utilizado por familiares e amigos. Eventos, torneios e até rifas eram promovidos pela organização criminosa, para ajudar a financiar as ações do grupo.

—Parte do dinheiro adquirido do tráfico, de roubos, de outros crimes, era destinada à manutenção desse clube, e também ficou comprovada a realização de campeonato onde a arrecadação era para facilitar essa logística — explicou o delegado.

DC