X

Notícias

Operação da PF cumpre mandados em desdobramento da Lava Jato no RS

Notícias, Policial
-
16/08/2017 09:11

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Canoas, Glorinha e em Brasília. Ação é o primeiro desdobramento da Operação Lava Jato no Rio Grande do Sul

Polícia Federal faz buscas em Porto Alegre, Canoas, Glorinha e Brasília (Foto: PF/Reprodução)
Legenda da foto

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira, 16, cinco mandados de busca e apreensão em uma operação de combate a crimes de lavagem de capitais, evasão de divisas, crimes contra o sistema financeiro nacional e corrupção. A ação é o primeiro desdobramento da Operação Lava Jato no Rio Grande do Sul.

Em território gaúcho, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Porto Alegre, Canoas e Glorinha, as duas últimas na Região Metropolitana da capital. Também é cumprida uma ordem judicial de busca em Brasília, autorizado pela Justiça gaúcha.

Ainda foram autorizados pela Justiça Federal o sequestro de bens e o quebra do sigilo dos investigados. Mais de 50 policiais participam da operação, que ganhou o nome de Étimo.

A investigação é um desdobramento de uma operação realizada em março de 2016, quando foram cumpridos 108 mandados de busca. Com base nos dados obtidos, a PF conseguiu aprofundar as investigações sobre esquema envolvendo a lavagem de dinheiro por meio de entidade associativa ligada a grandes empreiteiras. Na época, um empresário foi preso em Porto Alegre.

A entidade recebia das empreiteiras um percentual do valor de obras públicas realizadas no Rio Grande do Sul. Contratos de assessoria entre a entidade associativa e empresas de fachada eram utilizados para dar aparência de legalidade às operações financeiras de retirada de valores dessa entidade. A movimentação ilegal desses recursos, no Brasil e no exterior, sua origem e sua destinação, são objeto de investigação pela operação desta quarta-feira.

G1