X

Notícias

Pelo menos oito cidades de SC têm atos previstos para sexta-feira

Notícias
-
29/06/2017 16:34

Nesta sexta-feira, centrais sindicais e movimentos sociais contrários às reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo Michel Temer (PMDB) voltarão às ruas em mais um dia da denominada "greve geral"

Na última greve geral, em 28 de abril, manifestantes fizeram caminhada pela Av. Beira-Mar Norte em Florianópolis Foto: Leo Munhoz / Agência RBS
Legenda da foto

Até o começo da semana, pelo menos oito cidades de Santa Catarina tinham atos e mobilizações previstas. Além de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó, Lages, Araranguá, Caçador e Itajaí devem aderir aos protestos. A informação é da Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT-SC).

No primeiro semestre de 2017, o Estado foi palco de outras três mobilizações, entre elas, a greve geral no fim de abril, que contou com o apoio de sete centrais sindicais estaduais. Na época, quatro categorias de trabalhadores, entre elas saúde, educação e transporte, aderiram ao movimento em pelo menos nove municípios catarinenses. Agora, a divisão de interesses dos representantes sindicais aponta para um adesão menor.

Apesar de não ter um levantamento oficial de quais sindicatos irão participar da mobilização, a CUT-SC antecipa que a principal articulação deve vir dos servidores municipais e da educação. Na Capital, por exemplo, os trabalhadores do transporte público também disseram que podem participar. A categoria pretende paralisar as atividades entre das 8h às 11h nesta sexta-feira. Apesar disso, a central afirma que a ideia do movimento é chamar a atenção de quem é a favor das reformas.

Além da mobilização contrária às reformas trabalhista e previdenciária, a CUT-SC também pede a saída do presidente Temer e a convocação de eleições diretas.

As mobilizações pelo Estado:

– Chapecó – 9h no trevo da BR-282
– Florianópolis – 15h no Ticen
– Lages – 16h30min no Calçadão da Praça João Costa
– Araranguá – 8h em frente ao INSS
– Caçador- 9h no Largo Caçanjurê
– Itajaí – 5h. Local ainda não foi definido
– Joinville – 14h na Praça da Bandeira
– Blumenau – 13h30min na Praça Victor Konder

DC/Fronteira Online