X

Notícias

Polícia Civil Cerqueirense faz alerta sobre golpe do pedido de socorro por telefone

Notícias, Policial
-
27/10/2017 15:38

Golpistas realizam uma chamada telefônica se fazendo passar por algum familiar da vítima

Foto: Arquivo Fronteira Online
Legenda da foto

A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira emitiu na tarde desta quinta-feira, 26, um a população acerca da recente onda de crimes de estelionato praticados através de ligações telefônicas.

De acordo com o delegado da Polícia Civil de Dionísio Cerqueira, Dr. Régis Stang, o crime é praticado de forma já bastante divulgada, sendo que os golpistas sempre se valem da boa-fé e presteza do alvo.

A fraude

A vítima recebe ligações de número PRIVADO ou DESCONHECIDO, onde a pessoa do outro lado da linha, se utiliza de informações como NOME DE AMIGOS ou FAMILIARES, dizendo que precisa de dinheiro para resolver algum problema, solicitando que a vítima efetue transferência ou depósitos bancários.

A fraude mais comum consiste em informar a vítima que algum familiar distante está indo visitá-la, mas o veículo estragou em algum local da rodovia, sendo necessário dinheiro para efetuar reparos mecânicos.

Todos os crimes noticiados estão sendo apurados com a agilidade possível, no entanto, importa difundir os principais cuidados a serem tomados pela população:

1 – Desconfie de ligações recebidas de números PRIVADOS ou DESCONHECIDOS;

2 – Não se deixe convencer somente pela utilização de NOMES DE AMIGOS OU FAMILIARES;

3 – Mesmo que o interlocutor da ligação diga ser o próprio FAMILIAR, questione-o sobre informações que ele DEVA SABER, para confirmar sua identidade;

4 – Não efetue transferências ou depósitos para CONTAS BANCÁRIAS DE DESCONHECIDOS;

5 – Controle o conteúdo de publicações em redes sociais, pois é assim que o CRIMINOSO consegue os dados necessários para o convencimento;

6 – Em caso de dúvida, CONTATE IMEDIATAMENTE A POLÍCIA CIVIL.

PC/ Fronteira Online