X

Notícias

Realizada a Audiência Pública sobre a possibilidade de extinção do Fórum Eleitoral da Comarca de Barracão

Geral, Notícias
-
30/06/2017 16:03

A audiência pública foi realizada no salão nobre do Fórum da comarca, e contou com a participação de munícipes e autoridades de Bom Jesus, Salgado Filho, e Barracão

Foto:Marco Engel/Fronteira Online
Legenda da foto

Autoridades civis e militares participaram na tarde de quinta-feira, 29, da audiência pública onde foram tratados temas referentes a extinção e o remanejamento de zonas eleitorais do interior dos estados, e em defesa da manutenção do Fórum Eleitoral de Barracão.

A audiência pública foi realizada no salão nobre do Fórum da comarca, e contou com a participação de munícipes e autoridades de Bom Jesus, Salgado Filho, e Barracão.

Durante a audiência, foram expostos os problemas que seriam gerados pelo fechamento do fórum eleitoral de Barracão, tendo em vista que ainda não há no projeto o destino que será dado aos eleitores da comarca. “Eu que sou juíza eleitoral não sei dizer a vocês, não existe um planejamento, é um problema muito sério”, asseverou a Juíza Eleitoral, Dra. Branca Bernardi

De acordo com as informações repassadas pelo TSE, com a aprovação de alterações na Resolução nº 23.422/2014 e a consequente extinção de 72 zonas eleitorais em 16 capitais, a Justiça Eleitoral estima ter uma economia de mais de R$ 1 milhão por mês e cerca de R$ 13 milhões ao ano.

Diante das explicações sobre a possibilidade de extinção da 131º Zona Eleitoral correspondente a Comarca de Barracão, tanto as autoridades como a população em geral se mostrou contrária a tal possibilidade.

Participaram da audiência pública, a Juíza Eleitoral de Barracão, Dra. Branca Bernardi; Promotor Eleitoral, Gustavo Elói Razera; Deputado Estadual, Nereu moura; Prefeitos e presidentes das câmaras de, Barracão, Bom Jesus do Sul, Salgado Filho e de Bernardo Irigoyen; representante da OAB PR; Comandante da PMSC de Dionísio Cerqueira, Capitão Deiber Haefliger; Comandante da PMPR de Barracão, Subtenente Everaldo Rafaelli; Comandante da Polícia de Misiones, Pablo González; Delegado de Polícia Civil de Barracão, Dr. Emerson Ferreira; dentre outras autoridades civis e população em geral.

Também se fizeram presentes funcionários da justiça eleitoral e o grupo de trilheiros, Atolados da Fronteira, responsável pelo transporte das mídias no dia das eleições e eleitores das três cidades possivelmente afetadas.

Fronteira Online