X

Notícias

Rota de colisão: principais candidatos ao MVP, Harden e Antetokounmpo medem forças

Esportes
-
09/01/2019 15:54

Astros foram os melhores da NBA em dezembro e seguem imparáveis nesse início de 2019. Enquanto Antetokounmpo quer manter os Bucks no topo do Leste, Harden mira pelotão da frente no Oeste

Arte GloboEsporte.com
Legenda da foto

Nessa quarta-feira, no Texas, estarão frente a frente dois dos grandes nomes da temporada da NBA em relação à corrida pelo prêmio de MVP. Enquanto James Harden tem brilhado como salvador da pátria e principal responsável pela volta do Houston Rockets aos trilhos depois de um início aos trancos e barrancos, Giannis Antetokounmpo tem carregado o Milwaukee Bucks em uma campanha extraordinária, onde o topo da Conferência Oeste tem sido posição habitual para o time de Wisconsin.

O embate dessa noite não necessariamente será um tira-teima em relação à disputa pelo MVP, tendo em vista que ainda há muita estrada até o fim da temporada regular. Quem e como sobressair, no entanto, dará um importante passo na busca pela honraria.

Vale lembrar, além das duas feras, outros fora de série estão de olho no prêmio de melhor da temporada, como Kawhi Leonard, dos Raptors

O momento e a narrativa a favor de Harden

Até o embate entre Golden State Warriors e Houston Rockets na última quinta-feira vencido pelo time texano, a corrida pelo prêmio de melhor da temporada estava cercada por muito equilíbrio. No entanto, para muitos, o show de James Harden com um monstruoso triplo-duplo de 44 pontos, 10 rebotes e 15 assistências em cima de um adversário tão relevante, o colocou no topo da lista em relação à corrida.

Dois dias depois, Harden despejou 38 pontos nos Blazers de Damian Lillard, e ontem, derrubou ninguém menos que o líder da Conferência Oeste com 32 pontos e 14 assistências. Na ocasião, Harden se tornou o primeiro jogador na história a converter 5 ou mais bolas de três pontos em pelo menos 10 jogos seguidos.

Além do momento iluminado, a narrativa dá força à campanha do Barba. Em uma temporada em que o Houston perdeu peças relevantes em seu esquema e penou no primeiro terço de sua campanha, Harden não esmoreceu e mesmo se a ajuda de Chris Paul e Eric Gordon, pôs o time nas costas nos últimos jogos. Suas atuações fenomenais lhe renderam a honraria de melhor jogador do Oeste em dezembro e o Houston deixou a amarga 14º posição, ocupando hoje o 5º lugar. A confiança de Harden é tão alta, que para o astro, já não importa a estratégia dos adversários para tentar frear seu jogo.

“O que quer que os times façam contra o meu jogo, vamos (o time) tomar ciência e executar nossas ações com agressividade. Vamos lá jogar. Temos ciência das trocas, das dobras, de tudo. Então vamos seguir tentando sair dessas situações”T

O momento e a narrativa a favor de Antetokounmpo

Se Antetokounmpo está atrás de Harden na corrida pelo MVP, é na base do milímetro. Mais regular em toda a temporada, a fera grega também vive seu momento de confiança. Assim como Harden, Giannis também foi eleito o melhor de dezembro em sua Conferência. Exceto o modestos 16 pontos e 10 assistências no dia 4 de janeiro contra os Hawks, em que, poupado, atuou por apenas 19 minutos, o grego também vem de jogos espantosos.

No duelo contra Kawhi Leonard, no último sábado, ele anotou 43 pontos e 18 rebotes apesar da derrota. Nessa segunda-feira, na vitória sobre o Jazz, Antetokounmpo foi dominante mais uma vez, com 30 pontos e 10 rebotes. Aos 24 anos, ele se tornou o 4º jogador na história dos Bucks em número de jogos na casa dos 30 pontos.

Já a narrativa é outro aspecto positivo para o grego. É o melhor jogador de um dos melhores times da temporada. Não só isso. O grego é responsável direto pela melhor campanha da franquia do Wisconsin desde 2000-2001. Um jovem que vem evoluindo seu jogo ano após ano, e que parece estar muito próximo de seu pico técnico. Perguntado sobre o confronto diante de Harden, Giannis foi elogioso.

“Ele tem sido sensacional. Eles estão quentes como um time. Vai ser uma pedreira. Vamos lá fazer o que temos feito durante toda a temporada com a intenção de conseguir uma vitória”T

O que está em jogo para as equipes?

Pelo lado dos Bucks, uma noite inspirada de Antetokounmpo será fundamental para recuperar a liderança do Leste, principalmente com a vitória dos Raptors sobre os Hawks nessa terça-feira. Já para os Rockets, uma vitória com boa atuação de Harden pode recolocar o time na 4ª posição do Oeste, levando vantagem em relação ao embolado miolo da Conferência em que Blazers, Spurs e Clippers estão virtualmente empatados entre a 4ª e a 7ª posições.