X

Notícias

Secretaria de Saúde alerta para caso de morcego com positivo para a raiva

Geral, Notícias, Saúde
-
12/01/2019 09:46

Como tem hábitos noturnos, os morcegos hematófagos vistos em atividade durante o dia pode indicar que esteja infectado com o vírus da raiva

Foto Divulgação/Assessoria
Legenda da foto

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu alerta a população em relação aos cuidados que devem ser tomados quanto a Raiva, devido ao fato de um morcego hematófago ter sido capturado em uma residência na cidade, o qual apresentou exame positivo para raiva. O alerta fica não só para a população da cidade, mas também do interior, que fique atento a quaisquer alterações comportamentais de seus animais e procure atendimento de um médico veterinário.

É importante manter-se longe de morcegos, sobretudo os hematófagos, que se alimentam de sangue e são mais comuns na área rural, enquanto os frutíferos (comem frutas) e os insetívoros (ingerem insetos) têm presença principalmente nas cidades. Os morcegos hematófagos podem ser transmissores de raiva, doença fatal inclusive para os seres humanos.

Como tem hábitos noturnos, os morcegos hematófagos vistos em atividade durante o dia pode indicar que esteja infectado com o vírus da raiva. Entre em contato com a Vigilância Sanitária do município para que sejam tomadas as providências adequadas, pois matá-lo é considerado crime.

Pedimos também a população que mantenha seus animais vacinados, se notar a presença de morcegos hematófagos na residência adotar medidas para espantar o animal, e isolar sua porta de entrada, jamais tente capturar o animal.

O que fazer quando agredido por um animal, mesmo se ele estiver vacinado contra a raiva:

– Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
– Procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo;
– Deixar o animal em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva, num local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas ou animais;
– Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente ao Serviço de Saúde.

(Assessoria Comunicação Rio Bonito do Iguaçu)

PPNEWS