X

Notícias

Sem novas baixas, Odair tem chance de repetir time do Inter pela 1ª vez no returno

Esportes
-
25/10/2018 11:19

Técnico deve manter a escalação do empate com o Santos para encarar o Vasco nesta sexta

Internacional x Santos Inter time — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter
Legenda da foto

Ainda resta o treino desta quinta-feira pela manhã, antes da viagem rumo ao Rio de Janeiro, para Odair Hellmann definir a formação inicial do Inter para o duelo com o Vasco. Mas a partida desta sexta-feira, às 21h30, em São Januário, pela 31ª rodada do Brasileirão, surge como terreno fértil para o treinador consolidar de vez o time com D’Alessandro e enfim repetir uma escalação em dois jogos seguidos. Algo inédito para o Colorado no returno do Campeonato Brasileiro e que ocorreu em apenas duas oportunidades ao longo de 49 partidas na temporada.

Salvo alguma baixa ou mudança de última hora, o técnico conta com todos os atletas que iniciaram o empate em 2 a 2 com o Santos, na segunda-feira, à disposição para o embate com o Cruz-Maltino. Marcelo Lomba e Leandro Damião, os únicos a apresentar desconfortos no decorrer da partida, foram a campo no treino desta quarta-feira e não preocupam a comissão técnica.

Assim, Odair deve confirmar a manutenção da formação titular para quebrar uma escrita que já perdura por 12 jogos e mais de dois meses. O comandante repetiu uma escalação em jogos consecutivos pela última vez nas vitórias sobre Atlético-MG (1 a 0) e Fluminense (3 a 0), fora de casa, pela 17ª e 18ª rodadas do Brasileirão, ainda no começo de agosto (confira o time titular abaixo).

De lá para cá, o Inter sofreu com baixas recorrentes – seja por suspensões e lesões pontuais – e ainda viu o técnico fazer eventuais ajustes a cada partida. Mesmo com ausências, porém, o treinador sempre contou com uma espécie de espinha dorsal delimitada por seus atletas mais frequentes. Casos de Víctor Cuesta, Iago, Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, Nico López e William Pottker.

– O trabalho foi do menor ao maior. A gente não mostrou bom futebol, falando dos primeiros quatro, cinco jogos e da Copa do Brasil. Mas o trabalho existia, só precisava de tempo. Trabalhamos desde o começo do ano da mesma maneira que estamos trabalhando até hoje. O time foi crescendo, encaixando, com a entrada de alguns jogadores. Hoje, a gente briga pelo título. É uma coisa que a gente não acreditava no começo do ano e que o torcedor também não acreditava – diz D’Alessandro, ao falar da consolidação da equipe.

O gringo, aliás, é peça-chave na manutenção do esquema, após ter aceitado o banco de reservas até retomar seu posto no time titular gradativamente. D’Ale ganhou sequência na formação inicial graças à lesão muscular de William Pottker, e surge como uma opção versátil ao treinador. Na vitória sobre o São Paulo, ainda com o camisa 99, foi o meia central no 4-2-3-1. Contra o Santos, atuou por dentro no 4-1-4-1, com Patrick aberto como extrema pela esquerda.

– Tocou de ficar fora um longo tempo acompanhando o time numa posição diferente. Eu fico feliz por ter tido uma conduta que eu tenho que dar exemplo. Eu sou um dos caras mais velhos do grupo, que está há muito tempo no clube. Sempre queremos jogar. Mas a gente precisa marcar os exemplos. Se não, eu não posso chegar para um guri, para um companheiro e cobrar. Se não chego cedo, se não faço o que tenho que fazer. A partir daí, eu posso cobrar. Obviamente, a gente erra às vezes. Mas é importante reconhecer – diz o argentino.

Odair definirá a equipe titular no treino desta quinta-feira pela manhã, antes do embarque rumo ao Rio de Janeiro. O Inter enfrenta o Vasco em São Januário às 21h30 da próxima sexta-feira, pela 31ª rodada do Brasileirão. O Colorado é terceiro colocado na competição com 57 pontos e está a cinco do Palmeiras, líder com 62.

> A última vez em que Odair repetiu o time titular do Inter:

06/08/2018 – Atlético-MG 0 x 1 Inter – 17ª rodada do Brasileirão
Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Nico López, Edenílson, Patrick e William Pottker; Jonatan Alvez.

13/08/2018 – Fluminense 0 x 3 Inter – 18ª rodada do Brasileirão
Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Nico López, Edenílson, Patrick e William Pottker; Jonatan Alvez.

Globo Esporte