X

Notícias

Sete indícios de que você tem desvio de septo

Notícias
-
28/08/2017 14:18

O problema interfere na respiração e atinge 20% dos brasileiros. Médica explica como é feita a cirurgia corretiva e seus benefícios

Foto: Reprodução
Legenda da foto

Você respira bem? Para muitos, a pergunta pode ser difícil de responder de pronto. Algumas pessoas convivem há tantos anos com certos desconfortos nas vias aéreas que simplesmente se acostumaram ou nem sequer imaginam que podem ter uma qualidade respiratória muito melhor do que possuem atualmente.

Um dos problemas mais comuns associados à respiração é o desvio de septo, um tipo de “parede” formada por ossos, cartilagens e mucosas que divide as narinas. Sinusites, roncos, congestão e baixo desempenho em atividades físicas são sintomas característicos da má formação.

A médica Ada Carvalho, do Centro de Otorrinolaringologia (Ceol), explica que esses sintomas estão entre as principais queixas que aparecem em seu consultório. “A maioria reclama que o nariz vive entupido, que tem infecções constantes e sente dores na face. Mas, muitas vezes, nem sabe que não respira bem”, disse. Com a ajuda da médica, elencamos sete sinais que são alertas para o problema:

Sete indícios de que você tem desvio de septo

Com a ajuda de uma otorrinolaringologista, listamos as principais queixas de quem tem a má formação no nariz

Respiração excessiva pela boca

Como o ar não entra com facilidade pelas narinas, o paciente acaba recorrendo à respiração bucal. Mas, ao longo do tempo, o ato pode causar desde a perda do paladar até deformidades nos dentes e ossos da face.

Episódios frequentes de sinusite

O ar não é filtrado com eficiência e, consequentemente, as vias aéreas superiores ficam mais sujeitas a infecções.

Sangramentos nasais recorrentes

É uma situação comum e que normalmente não precisa de atendimento médico, mas é também muito incômoda e até constrangedora. Podem ser causados por irritações ou infecções nas mucosas.

Roncos noturnos

O ruído é provocado pela obstrução parcial do nariz ou garganta. Quando o bloqueio é muito grande, contribui para a apneia do sono, distúrbio em que a pessoa para e volta a respirar diversas vezes enquanto dorme.

Entupimento diário das narinas

É um sintoma clássico de quem sofre constantes crises de rinite e sinusite. Nesses casos, é comum os pacientes usarem medicamentos vasoconstritores. No entanto, especialistas alertam que o uso contínuo vicia e danifica as mucosas nasais.

Dores de cabeça

Elas podem ocorrer em função da pressão causada pelo desvio ou durante quadros virais, rinites e sinusites.

Baixa performance em esportes e atividades físicas

A respiração é fundamental para a prática de qualquer exercício. Sem receber o oxigênio necessário, o corpo é incapaz de responder com capacidade plena.

Metrópoles