X

Notícias

Tri-Fronteira – Paralisação dos caminhoneiros tem apoio da sociedade, lideranças e entidades

Economia, Notícias
-
24/05/2018 11:14

Em nossos municípios, prefeitos, associações e entidades como o CIF e a Ascoagrin, manifestaram através de nota o apoio à mobilização

Foto: Fronteira Online
Legenda da foto

Os prefeitos de Dionísio Cerqueira, Thiago Gnoatto e de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, e entidades como o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), e a Ascoagrin, declararam seu apoio a paralisação nacional dos caminhoneiros.

Nessa nova mobilização a nível nacional que atinge segundo o último balanço dos grevistas, 253 pontos de protestos, em 24 estados, os motoristas reivindicam a redução no preço do combustível, fator imprescindível para a sobrevivência deste setor e que afeta diretamente na vida dos trabalhadores e da comunidade.

A principal exigência é a queda no preço do óleo diesel: segundo os representantes dos transportadores, o custo atual do óleo torna inviável o transporte de mercadorias no país.

Para reduzir o preço do diesel, as entidades querem que o governo estabeleça uma regra para os reajustes do produto – hoje, os preços flutuam de acordo com o valor do petróleo no mercado internacional e a cotação do dólar.

Outras reivindicações seriam a isenção do pagamento de pedágio dos eixos que estiverem suspensos (quando o caminhão está vazio e passa a rodar com um dos eixos fora do chão). E a aprovação do projeto de lei 528 de 2015, que cria a política de preços mínimos para o frete, e a criação de um marco regulatório para os caminhoneiros.

Apoio das autoridades

Na prefeitura de Dionísio Cerqueira, o Prefeito Thyago Gnoatto, expressou total apoio por parte da administração sendo que as atividades da Prefeitura Municipal e suas secretarias (com exceção da Secretaria de Saúde), serão encerradas às 16 horas, para apoio à mobilização que irá acontecer na BR-280, em frente ao Auto Posto Barracão.

O que se repetirá nas prefeituras de Barracão e Bom Jesus do Sul.

Quanto ao Consórcio, o Prefeito de Barracão e Presidente do CIF, Marco Zandoná, garante que municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira apoiam o Movimento dos Caminhoneiros da Tri-Fronteira. Foi emitida uma nota expressando o apoio.

Nossa equipe também estará no protesto e pedimos para você leitor, venha nos apoiar “A LUTA É DE TODOS”.

Acompanhe em breve um vídeo sobre a mobilização.

Fronteira Online