X

Notícias

Trump diz que EUA terão uma ‘força espacial’ como novo braço do Pentágono

Internacional, Notícias
-
18/06/2018 14:58

O presidente americano Donald Trump disse nesta segunda-feira, 18, que os EUA terão uma 'força espacial'

Donald Trump fala em reunião do Conselho Espacial Nacional, na Casa Branca, nesta segunda-feira (18) (Foto: Reuters/Jonathan Ernst)
Legenda da foto

“É um grande anúncio. Nós teremos a Força aérea e a Força Espacial, separadas, mas iguais”, disse.

“Não é suficiente haver presença americana no espaço, precisamos ter um domínio dos EUA no espaço”, justificou Trump, na Casa Branca. “Ordeno que o Departamento de Defesa, o Pentágono, inicie imediatamente o processo de criação de uma força espacial, como o sexto ramo das Forças Armadas”.

“Nosso destino além da Terra não é apenas uma questão de identidade nacional, mas uma questão de segurança nacional”, afirmou.

Trump mencionou pela primeira vez a ideia de uma força espacial como parte de sua estratégia de segurança nacional durante um discurso em 13 de março, dizendo que “o espaço é um domínio de guerra, assim como a terra, o ar e o mar”. “Nós temos a Força Aérea, nós teremos a força espacial”, disse Trump em março.

No entanto, a ideia de uma força espacial se parece muito com a legislação proposta para a criação de um corpo espacial, que ficaria sob o comando da Força Aérea, a que o governo Trump se opôs no ano passado.

Em junho, o Comitê de Serviços Armados da Câmara propôs a criação de um corpo espacial, uma nova ramificação das forças armadas dos EUA que estaria sob a Força Aérea, na Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês). Ele se relacionaria com a Aeronáutica americana de forma parecida à que os fuzileiros navais se subordinam à Marinha.

Na época, a Casa Branca, a Força Aérea e o secretário de Defesa, James Mattis, desaprovaram a idéia de criar um sexto ramo das forças armadas.

G1