X

Notícias

Após 15h de negociação acaba a rebelião na cadeia pública da 19ª SDP

Notícias, Policial
-
21/05/2017 13:30

O fim da rebelião se deu após a intervenção de negociadores da PM, que conseguirem acertar a rendição pacífica dos detentos

Foto: Divulgação PM
Legenda da foto

A rebelião na cadeia pública da 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão que iniciou no final da tarde de sábado, 20, teve fim na manhã deste domingo, 21, após cerca de 15 horas. O fim da rebelião se deu após a intervenção de negociadores da PM, que conseguirem acertar a rendição pacífica dos detentos.

Após o fim da rebelião 10 presos foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão e os 93 detentos restantes, permanecem na 19ª SDP.

Segundo o Comandante do 21º BPM, Major Edson Roberto Cechinel da Silva, “A negociação foi um sucesso, principalmente porque não foi necessário o uso da força, ainda que a PM estivesse preparada caso fosse necessário”. O Major frisou ainda o quanto é importante o papel do negociador treinado, tendo em vista que outras autoridades já vinham tentando negociar e não conseguiram a rendição dos presos, “A PM possui cursos específicos para esse tipo de intervenção e, em situações como a de hoje, é que vemos o quanto o treinamento dá resultado na prática”, finalizou.

Participaram da ação 101 policiais militares de diferentes grupos como a RPA, Rotam, Rocam, Choque, de diversas unidades como o 5º CRPM, 21º BPM, 3º BPM, 6º BPM e BPFron. Toda a operação foi coordenada pelo Comandante Regional, Coronel Washington Lee Abe.

Os 103 presos se rebelaram no início da noite de sábado e entre os motivos alegados foi a retirada de um aparelho celular, que aconteceu na sexta-feira, após revista realizada pela Rotam do 21º BPM. A Polícia Militar realizou a guarda externa dos muros durante toda a madrugada, evitando fugas, e durante toda a manhã de domingo.

Depois da rendição dos presos, foi realizada a inspeção pessoal e revista das celas, para levantamento de danos materiais na estrutura da cadeia.

Fronteira Online