X

Notícias

Boa fase, campanha fora e saldo: os trunfos do Inter contra o ABC para perseguir o líder

Esportes, Nacional
-
19/08/2017 12:44

Colorado entra em campo às 16h30 deste sábado, no Frasqueirão, pela 21ª rodada da Série B para manter viva a temporada de caça ao líder, o América-MG

Inter busca quinta vitória seguida para seguir na ponta da tabela (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Internacional)
Legenda da foto

O Inter aproveitou a segunda semana livre de jogos consecutiva para trabalhar em meio à calmaria em Porto Alegre. Um ambiente de tranquilidade quase total potencializado pela série de quatro vitórias seguidas e pela atual vice-liderança da Série B, mas que contrasta com o peso da missão da equipe neste sábado, às 16h30, diante do ABC, pela 21ª rodada da competição. O Colorado entra em campo com a temporada de caça ao líder deflagrada e leva uma série de trunfos para manter a perseguição na ponta da tabela.

Até porque um triunfo no Frasqueirão significa colocar fogo na a disputa acirrada com o Coelho. Após o empate dos mineiros diante do Goiás, nesta sexta-feira, a equipe de Guto Ferreira busca a vitória para reduzir a um ponto a distância ao primeiro colocado. O América-MG soma 40pontos, contra 36 do Inter.

O Colorado, de fato, mira a ponta da Série B, mas não deixa seus rivais imediatos passar batidos na retaguarda do G-4. Uma vitória diante do ABC pode fazer a equipe abrir até oito pontos ao primeiro adversário fora da zona de acesso à elite de 2018. Abaixo, o GloboEsporte.com lista fatores que corroboram com o embalo colorado na temporada:

“Os três pontos podem nos consolidar ainda mais e daqui a pouco ter uma chance de abrir um pouquinho mais em relação aos outros. Enfim, essa busca incessante de somar três pontos e distanciar mais dos outros” (Guto Ferreira)

Momento e série histórica

O clima de tranquilidade com que o Inter desembarcou em Natal, já na madrugada desta sexta-feira, tem a ver com o momento vivenciado pela equipe na temporada – o melhor desde o início do ano. Após superar uma turbulência que quase custou o cargo de Guto Ferreira, o Colorado engrenou com sua maior sequência de vitórias na Série B e na temporada, que ainda lhe rendeu o período mais longevo dentro do G-4.

De quebra, o time pode quebrar uma marca histórica neste sábado, caso conquiste o sonhado quinto triunfo consecutivo. A marca não é alcançada pelo Inter desde 2015, em jogos pelo Gauchão, e desde 2014, em compromissos por competições nacionais.

Repetição do time

A boa fase colorada pode (e deve) ser atribuída à manutenção da equipe titular, mais do que consolidada no 4-1-4-1. E que terá sequência neste sábado, ao menos de acordo com os três treinos da semana a que a imprensa teve acesso com titulares em campo – houve ainda uma atividade fechada nesta sexta-feira, em Natal, e um jogo-treino dos reservas contra o Cruzeiro-RS na segunda-feira.

Guto manteve a formação das vitórias sobre Guarani e Londrina em todas as sessões de treinamentos. A tendência é de que o técnico repita a escalação pela terceira partida consecutiva. Algo inédito ao Inter na temporada.

– O mais importante não é o 11 que vai estar lá dentro, e sim, a equipe que estiver lá dentro. Com certeza se tivéssemos que poupar, estaríamos fazendo isso. Temos que manter o mesmo nível desses jogadores que estão entrando porque em algum momento já estiveram em condição de entrar como titulares e também nos ajudaram muito. O importante é o grupo. Lógico que estar repetindo você consegue um entrosamento maior. O que muda é um ou outro detalhe de característica, porque ninguém é igual. Mas o modelo de jogo não muda – afirma Guto Ferreira.

Equilíbrio dos setores

Um eventual triunfo neste sábado passa ainda pelo equilíbrio encontrado pela equipe nos últimos quatro jogos, com 10 gols anotados e apenas um sofrido. O reflexo nos números é imediato. O Colorado é dono da melhor defesa da Série B, vazada apenas 13 vezes. E tem ainda o segundo ataque mais efetivo, com 28 gols – atrás apenas do Londrina, com 33. Tudo isso faz com que tenha o melhor saldo da competição, com 14 positivo.

– Defensivamente, nós melhoramos muito. Obviamente, o principal trabalho defensivo começa lá na frente. Com nossos atacantes. Tentando encurtar espaço. Incomodar a saída do time adversário. Se vocês veem, começamos a melhorar isso. Com nossa linha de volantes, com pressão adiantada muito boa. Conseguimos roubar nossa bola na intermediária e ficava de cara no gol – analisa D’Alessandro.

Campanha como visitante

A vitória sobre o Londrina, no último sábado, até fez a equipe enfim ter mais pontos somados dentro de casa do que distante do Beira-Rio. Mas o Inter ainda leva ao Frasqueirão o melhor retrospecto como visitante da Série B. Ao todo, o Colorado já somou 17 pontos em 10 jogos fora, com aproveitamento de 56,6%.

Por sua vez, o ABC é um dos piores mandantes, com apenas 11 pontos na mesma quantidade de partidas. No quesito, o time de Natal só fica a frente de Figueirense e Náutico, que têm 10, mas ambos com um jogo a mais.

ABC X INTER – 21ª RODADA DA SÉRIE B

  • Local:Frasqueirão, em Natal
  • Data e hora:sábado, às 16h30 (de Brasília)
  • Provável escalação: Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Klaus, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenílson, D’Alessandro, William Pottker e Eduardo Sasha; Leandro Damião.
  • Desfalques: Carlinhos, Alemão, Fabinho e Juan.
  • Pendurados:Nico López, William Pottker, Rodrigo Dourado, Uendel e Diego
  • Trio de arbitragem:Felipe Gomes da Silva apita a partida, auxiliado por Luis Souza Santos Renesto e Diogo Morais. O trio é do Paraná
  • Transmissão:TV Globo para RS (com Luciano Perico, Mauricio Saraiva e Marcio Chagas) e Premiere (com Eduardo Moreno e Carlos Eduardo Lino)

GE