X

Notícias

Bombeiros Militares são acionados para Força Tarefa no Extremo Oeste devido às chuvas

Geral, Notícias
-
31/05/2017 15:40

Informação foi repassada no início da tarde desta quarta. Equipes deverão atuar em caso de urgências causadas pelas chuvas na região

Foto: Divulgação CBM
Legenda da foto

No intuito de promover uma rápida ação em caso de urgências causadas pelas chuvas na região, e para manter o acompanhando e evolução da elevação do nível do Rio Uruguai, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, por meio do seu comando informou no início da tarde desta quarta-feira, 31, que as esquipes foram acionadas para a Força Tarefa do Batalhão.

Com o objetivo de prevenir possíveis ocorrências de danos a vidas e patrimônios, a equipe formada por 8 bombeiros, viaturas e equipamentos especializados, deverá atuar em ocorrências decorrentes de eventos adversos como o que se apresenta devido às cheias causadas pela chuva.

Ainda segundo as equipes um dos pontos que requer mais atenção é a situação do rio Uruguai em Itapiranga, onde desde a terça, equipes do quartel de Itapiranga vem acompanhando a evolução da elevação do rio bem como monitorando a vasão das usinas de Itá e Foz de Chapecó de hora em hora.

Em Mondaí a situação é mais tranquila, e também vem sendo acompanhada de perto pelo quartel de Iporã do Oeste.

De acordo com as informações divulgadas, ao meio dia desta quarta, em Itapiranga, o rio encontrava-se na cota 9,32. Em Itapiranga as equipes de bombeiros tem se reunido com equipes locais e as autoridades do município para definir o plano de atuação e as ações que serão tomadas.

Outra situação que requer atenção são os deslizamentos, tendo em vista que o solo está encharcado, e com mais previsão de chuvas, este tipo de ocorrência pode começar a se intensificar.

A Força Tarefa é comandada pelo Tenente Moura e está reunida no quartel sede do 12º Batalhão para o pronto acionamento em caso de necessidade, tanto em Itapiranga ou Mondaí, quanto fora do Batalhão, pois o estado todo está sob forte chuva, sendo que poderá ser acionada para auxiliar em ocorrências na região dos batalhões de Chapecó e Xanxerê.

Segundo o Tenente Moura, “A prevenção e antecipação são as melhores opções para evitar que vidas e patrimônios sejam perdidos, por isso, a equipe da Força Tarefa está a postos no quartel com a primeira equipe, tendo mais 8 bombeiros em estado de alerta (equipe reserva – atentos em casa), além, é claro, das guarnições diárias de todos os quartéis da região que continuam a atuar normalmente.

Fronteira Online