X

Notícias

Câmara Temática de Assuntos Internacionais será instalada em Dionísio Cerqueira

Geral, Notícias
-
31/03/2017 11:33

Reunião a ser realizada na próxima terça-feira, irá discutir temas referentes à integração com a Argentina

Fotos: Arquivo Fronteira Online/ Ilustrativa
Legenda da foto

Acontece na próxima terça-feira, 04, a partir das 8h30, no auditório Paulo Freire, anexo a Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira, a reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC). Nesse dia será instalada a câmara de assuntos internacionais do núcleo com a presença dos secretários estaduais de Assuntos Internacionais Carlos Adauto Virmond Vieira e do Planejamento Murilo Flores.

A pauta da reunião conta com relato sobre as principais ações desenvolvidas pelo NFSC, relacionadas à integração transfronteiriça; apresentação sobre os objetivos do BRIPAN (Bloque Regional de Intendentes, Prefeitos y Alcaldes del Mercosur) e encaminhamentos da reunião de Bernardo de Irigoyen sobre Corredor do Milho; Relato dos projetos e ações prioritárias relacionados à integração transfronteiriça, desenvolvidos no âmbito das Câmaras Temáticas do NFSC; Instalação da Câmara Temática de Assuntos Internacionais; Assuntos Gerais.

Estarão presentes na reunião os órgãos estaduais, representante do Ministério da Integração Nacional, bem como os representantes dos poderes públicos municipal e federal, entidades do setor privado e da sociedade civil organizada participantes do processo de elaboração e de implementação do Plano de Desenvolvimento Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina (PDIF/SC), além de representantes de diferentes instituições argentinas.

Sobre o Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira

A Faixa de Fronteira Catarinense abrange 82 municípios dentro do espaço territorial de 150 km que adentra ao interior do Estado, a partir da linha limítrofe entre o Estado de Santa Catarina e o país vizinho, a Argentina.

Com o objetivo de promover a integração com a Argentina, foi criado em 2013, o Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC) vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento. A instalação oficial ocorreu em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e propor medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça.

O NFSC conta com o assessoramento técnico de oito Câmaras Temáticas (nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte), cujos focos de atuação correspondem às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC).

Até o ano de 2016, o NFSC já contava com assessoramento técnico de oito Câmaras Temáticas nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte. Os focos de atuação correspondem às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC), elaborado, em 2012 por 300 representantes de 60 instituições dos setores público e privado, instituições de ensino superior e pesquisa,  entidades representativas da sociedade civil organizada sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento com assessoramento técnico do Sebrae/SC. Agora terá também a Câmara de Assuntos Internacionais que  trabalhará aspectos ligados diretamente à integração Transfronteiriça ou outros assuntos internacionais na região de fronteira.

JR/ Fronteira Online