X

Notícias

CODAPAR confirma a implantação do Porto Seco, em Santo Antônio do Sudoeste

Geral, Notícias
-
21/02/2018 17:04

O projeto pretende transformar a área da CODAPAR em um terminal alfandegário para oferecer serviços destinados à importação ou exportação

(Foto: Renato Lima e Jeferson Nardi)
Legenda da foto

Na manhã desta quarta-feira, 21, o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná – CODAPAR, Tino Staniszewski, acompanhado do Diretor Técnico Operacional Técnico Operacional, Sinval Reis e do Gerente Técnico, Francisco Carlos Alves, esteve em Santo Antônio do Sudoeste para confirmar a parceria para a implantação do Porto Seco (Estação Aduaneira de Interior – EADI), na estrutura administrada pela Companhia no município.

O projeto, que vem sendo trabalhado pela Administração Municipal e pelo Grupo de Adunas do Núcleo de Líderes do Sebrae desde o último ano, pretende transformar a área da CODAPAR de Santo Antônio do Sudoeste em um terminal alfandegário para oferecer serviços de desembaraço, entre postagem, movimentação de contêineres e mercadorias em geral, destinadas à importação ou exportação. A estrutura seria administrada pela CODAPAR, que possui ampla experiência nesta área.

O diretor presidente Tino se manifestou favorável a instalação do Porto Seco, destacando a viabilidade do projeto. “Após análise do estudo de viabilidade que nos foi apresentado, demostrando claramente que o projeto é viável, aliado a experiência que a CODAPAR tem em administração de estações aduaneiras, agora vamos firmar o termo de cooperação com o município para viabilizar o Porto Seco aqui”, destacou Tino.

Na ocasião ficou definido uma agenda de ações que deverão ser cumpridas até abril deste ano, incluindo o planialtimétrico da área, a formalização do Termo de Cooperação entre a CODAPAR e o município e a reunião técnica para a elaboração do Estudo de Viabilidade Econômica, em parceria com o SEBRAE/PR.

O prefeito Zelírio Peron Ferrari salientou que este é um antigo sonho da região e que a prefeitura vai dispor de toda as articulações e parcerias necessárias para a efetivação do Porto Seco. “O encontro de hoje, com a efetivação da parceria com a CODAPAR, entrará para a história, pois vai alavancar o desenvolvimento econômico e integrado de todo o território da Fronteira”, salientou.

Participaram da reunião o Chefe de Gabinete, Jeferson Ávila, o secretário de Administração, Jamal Hadi, o presidente do Núcleo de Desenvolvimento Territorial da Fronteira, Maurício de Souza, o Coordenador do Grupo da Aduana, Maiko Priamo, o vereador Claudio Alan do Carmo, o empresário Ademir Nunes, a consultora credenciada do SEBRAE/PR, Ana Paula Moraes, a Agente de Desenvolvimento, Inelves Dall’Onder e do administrador local da CODAPAR, João Turmena.

ASCOM