X

Notícias

Confirmados primeiros casos de dengue e chikungunya deste ano em SC

Notícias, Saúde
-
26/02/2018 14:40

As informações foram divulgadas no boletim da Diretoria da Vigilância Epidemiológica de SC

Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Legenda da foto

Foram confirmados os primeiros casos de dengue e de chikungunya deste ano em SC. Apesar de serem considerados casos importados, contraídos em outros Estados, os dados preocupam diante do número crescente de focos do mosquito, que potencializam o risco de transmissão das doenças. As informações foram divulgadas no boletim da Diretoria da Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC)

O número de focos do mosquito Aedes aegypti não para de crescer em Santa Catarina. Só até o dia 17 de fevereiro, foram 2.998 focos identificados em 104 municípios. Esse número representa um acréscimo de 63,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando eram 1.830 focos em 87 municípios.

O Estado continua com os 64 municípios considerados infestados pelo mosquito que transmite dengue, zika vírus e chikungunya – o mesmo número divulgado no último boletim da Dive-SC, há 15 dias.

Neste ano, foram notificados 357 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 267 foram descartados e 89 estão em investigação pelos municípios. Até o momento, o Estado teve um caso confirmado em um paciente de Biguaçu, porém o local provável de infecção foi no Mato Grosso do Sul. Por isso, é considerado um caso importado. Neste mesmo período no ano passado, haviam sido confirmados dois casos de dengue em SC.

Já em relação à febre de chikungunya, o caso confirmado é de um paciente de Tubarão, que teria contraído a doença no Mato Grosso. Além disso, 22 casos suspeitos seguem em investigação. No ano passado, no mesmo período, também havia sido registrado um caso importado. Sobre zika vírus, o Estado não tem nenhum caso confirmado, só 11 em investigação.

Foto: Reprodução DC

Foto: Reprodução DC

DC