X

Notícias

Eletricista enfeita casa em Blumenau com 60 mil lâmpadas recicladas

Geral, Notícias
-
03/12/2017 17:28

Almir Boos recebe doações de lâmpadas queimadas o ano inteiro. Ele fez o conserto delas de fevereiro a julho e demorou 17 dias para montar decoração.

Eletricista de Blumenau demorou 17 dias para montar decoração de Natal (Foto: Almir Arthur Boos/Arquivo pessoal)
Legenda da foto

Quem passar depois do anoitecer pelo bairro Progresso, em Blumenau, no Vale do Itajaí, vai notar, em uma das ruas, uma demonstração de carinho pelo Natal. O eletricista Almir Arthur Boos decorou a própria casa e a da mãe dele com 60 mil lâmpadas, a maioria delas recicladas por ele mesmo, recebidas de doações.

“Só de ver a piazada se divertir com os bichinhos [renas iluminadas], ver as lâmpadas, já vale a pena. Não só as crianças, mas os adultos também”, diz o eletricista.

Como decora a casa desde 2014, recebe doações de lâmpadas o ano inteiro. As pessoas levam para ele aquelas que já estão queimadas e ele as conserta. Para enfeitar a casa para este Natal, começou o trabalho no início do ano. “Comecei a recuperação no mês de fevereiro e fui até o final de julho”, conta.

Ele diz que recebe doações não só de Blumenau, mas de outras cidades do Vale do Itajaí e litoral que conheceram as decorações de outros anos. “Construí um túnel [de lâmpadas] de 13,5 metros para as pessoas entrarem. Tem 20 renas, presépio, quase junto da minha casa”, relata sobre os enfeites deste ano.

Almir começou com a ideia de decorar a casa com lâmpadas no Natal de 2014. Naquela época, foram 7 mil. Em 2015, 12 mil lâmpadas. No ano passado, 20 mil. “Pretendo continuar, se tiver saúde. Já vieram mais doações para o próximo ano”, diz ele, que tem 58 anos.

Para o eletricista, o importante é o espírito natalino, demonstrado para ele em 2017 pelos vizinhos. “O que a vizinhança este ano me ajudou foi fora de série. Este ano podemos dizer que teve espírito de Natal. As pessoas deixaram de lado suas programações de fim de semana para vir me ajudar a montar [a decoração]”, conta.

Foram 17 dias para deixar tudo pronto. Em 24 de novembro, as luzes foram acesas. Muitos moradores de Blumenau, incluindo um Papai Noel, foram ver a casa.

O eletricista ainda não fez os cálculos no aumento da conta de luz, mas deixa espaço para a solidariedade: “botei uma caixinha de contribuição espontânea. O pessoal ajuda legal a pagar”.

As luzes são acesas todos os dias das 20h30 às 23h30. A casa de Almir fica na Rua Domingos Reichert, 186. Os enfeites serão retirados em 6 de janeiro.

G1