X

Notícias

General Silva e Luna é o primeiro militar a assumir Ministério da Defesa

Geral, Notícias
-
26/02/2018 15:15

No Exército desde 1969, general assume como ministro interino no lugar de Raul Jungmann, que chefiará pasta da Segurança Pública. Silva e Luna é doutor em ciências militares

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Legenda da foto

Anunciado nesta segunda-feira, 26, como novo ministro interino da Defesa, o general de Exército Joaquim Silva e Luna será o primeiro militar a comandar a pasta desde 1999, quando o ministério foi criado.

No Exército desde 1969, o general assumirá no lugar de Raul Jungmann, que passará a comandar o novo Ministério da Segurança Pública.

General de quatro estrelas desde 2011, Silva e Luna passou os últimos anos da carreira no primeiro escalão do Ministério da Defesa. Desde outubro de 2015, ele ocupava o cargo de secretário-geral da pasta.

Silva e Luna assumiu o posto ainda o governo Dilma Rousseff, convidado pelo então ministro Aldo Rebelo, e permaneceu quando o presidente Michel Temer assumiu após o impeachment.

O Ministério da Defesa foi criado em 1999, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e, até agora, havia sido comandado somente por civis.

Durante esses 19 anos, dez ministros chefiaram a pasta, entre eles o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, o ex-chanceler Celso Amorim, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim e o ex-vice-presidente da República José Alencar.

O Palácio do Planalto fez questão de registrar a condição de interino de Silva e Luna no cargo a fim de tentar preservar o equilíbrio nas relações entre Exército, Marinha e Aeronáutica.

Perfil

Natural de Barreiros (PE), o general, conforme o perfil publicado no site do Ministério da Defesa, está no Exército desde 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), e foi declarado aspirante-a-oficial de Engenharia em 16 de dezembro de 1972.

Durante a carreira, Silva e Luna comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, foi chefe de gabinete do comandante do Exército e chefe do Estado-Maior do Exército.

O general também participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai.

Silva e Luna é doutor em ciência militares e fez mestrado em operação militares. O general ainda tem no currículo cursos de Guerra na Selva e de Combate Básico das Forças de Defesa de Israel.

Conselho da Defesa

Na última quinta, 22, o general Silva e Luna participou da reunião do Conselho Militar de Defesa, a primeira com a presença de um presidente da República.

Na ocasião, foi discutida a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

G1