X

Notícias

Golpes prometem revelar quem envia mensagens no Sarahah

Notícias
-
15/08/2017 16:50

Golpistas criaram uma série de sites falsos - todos idênticos - prometendo revelar a identidade de quem envia mensagens para usuários do aplicativo Sarahah

Foto: Reprodução
Legenda da foto

Os sites não cumprem o prometido e exigem a instalação de aplicativos no celular ou o cadastro em serviços pagos de SMS.

O Sarahah permite que usuários recebam mensagens totalmente anônimas para incentivar a “honestidade” dos recados. Certas declarações, porém, deixam os destinatários querendo saber quem deixou o recado. Apostando nisso, os golpistas criaram uma rede de sites – Sarahah Exposed, Sarahah View, Sarahah Spyer e Reveal Sarahah – prometendo matar essa curiosidade.

Os sites, porém, não entregam o prometido. Para tentar convencer as vítimas a experimentarem o serviço, as páginas possuem uma “caixa de mensagens”, onde outros internautas supostamente estariam deixando mensagens dizendo que o site funciona. Mas essas mensagens também não são reais.

Para fazer com que as mensagens pareçam reais, um código na página associa aleatoriamente as mensagens, já escritas pelos donos do próprio site, a nomes de usuários predefinidos. O horário das “mensagens” também é ajustado para que elas pareçam ser recentes, dando uma falsa impressão de dinamismo e popularidade ao site.

Quem tentar utilizar o serviço e digitar seu nome de usuário do aplicativo Sarahah receberá um aviso dizendo que, para ajudar a “cobrir os custos do servidor”, será preciso instalar aplicativos no celular ou completar um formulário, cedendo informações. Outra possibilidade para “liberar” o serviço é o cadastro em serviços de horóscopo e outros, que são cobrados na conta de telefone.

Os responsáveis pelo Sarahah publicaram no sábado, 12, um alerta no Twitter oficial do aplicativo. “O Sarahah gostaria de esclarecer que todas as mensagens sobre a identificação dos remetentes são falsas”, diz o tuite.

O anonimato é a principal promessa do Sarahah, que chegou nas listas de aplicativos mais baixados em vários países. Como é possível deixar mensagens sem qualquer tipo de cadastro, é improvável que qualquer serviço ou truque consiga identificar os autores dos recados. A “promessa impossível”, porém, é uma boa isca para os golpistas — especialmente quando alguém está tentando descobrir o autor de uma ofensa ou declaração amorosa.

G1/Fronteira Online