X

Notícias

Governo criará observatório para ‘corrigir eventuais violações’ aos direitos humanos na intervenção

Geral, Notícias, Segurança
-
26/02/2018 08:48

A intervenção decretada pelo governo federal está nas mãos do general Braga Netto

(Foto: Ilustrativa/Reprodução)
Legenda da foto

O ministro interino dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, disse ao blog que o governo vai instituir nesta segunda-feira um observatório para “corrigir eventuais alegações de violações” aos direitos humanos durante a intervenção federal no Rio de Janeiro.

Rocha disse que a ideia do observatório, que será criado por portaria, não é ser um “contraponto” ao trabalho do interventor, mas ter uma “visão diferente”.

“Não é um trabalho de confronto com quem está responsável pela intervenção. É complementar, uma visão diferente. Vamos instituir a portaria para acompanhar as ações e medidas executadas durante a intervenção federal relativas aos direitos humanos”, afirmou o ministro.

O grupo, que chamará ObservaRio, foi acertado entre o ministro e o presidente Michel Temer na última quinta-feira.

Ele será composto por nove membros designados pelo ministério dos Direitos Humanos. Os membros serão escolhidos entre servidores do Ministério dos Direitos Humanos e entre representantes da sociedade civil.

O grupo vai apresentar relatórios parcial e final de suas atividades. Os relatórios parciais deverão ser apresentados quinzenalmente, a contar da data de sua instalação. O relatório final deverá ser apresentado em até trinta dias, a contar do fim da intervenção federal.

G1