X

Notícias

Inverno começa com temperaturas baixas em SC, estiagem e frio são esperados durante estação

Geral, Natureza, Notícias
-
21/06/2018 15:06

Na madrugada, em Urupema foi registrada a mínima de -1,2°C e em Bom Jardim da Serra fez -0,4°C

Frio em São Joaquim nesta quinta-feira (21) (Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online)
Legenda da foto

O inverno em Santa Catarina começa com frio em alguns pontos específicos da Serra, no entanto a temperatura aumenta ao longo do dia e a previsão para esta quinta-feira, 21, é de picos que atingem até 30°C no Sul catarinense.

O início da nova estação no calendário astronômico ocorreu às 7h07. Apesar das características marcantes do período, principalmente pelas baixas temperaturas, os registros de frio ocorrem desde o início de junho.

A previsão é de que massas de ar frio continuem a chegar ao longo dos próximos três meses, trazendo novas ondas de frio para Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, não está descartada a possibilidade de que tenhamos mais uma vez queda de neve e formação de geadas no Estado.

Amanhecer com mínimas negativas

Pelo sexto dia consecutivo, a madrugada registrou mínimas negativas em alguns pontos da Serra, em Urupema, com mínima de -1,2°C, e, -0,4°C em Bom Jardim da Serra.

A previsão para o decorrer do dia é de sol com aumento de nuvens. O sistema de alta pressão no oceano na altura do Litoral e Rio Grande do Sul avanço de uma nova frente fria por alto mar, provoca chuva passageira na região Oeste.

Expectativa para o inverno

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da Central NSC de Meteorologia, durante o inverno não haverá influência de nenhum fenômeno climático ao longo do período que se estende até setembro. “Teremos o que na meteorologia chamamos de neutralidade. A previsão é que a chuva ainda possa ficar abaixo da média em julho e mais dentro do padrão em agosto. Previsão que faz ter atenção com a estiagem”, explica.

Sobre a temperatura a previsão é de frio de acordo com o meteorologista. “Entre uma massa de ar polar e outra, deveremos ter períodos de dias com aquecimento acima do padrão da época do ano, sobretudo no final do inverno”, disse.

G1