X

Notícias

Mantendo tradição, ruas de Manaus são enfeitadas de verde e amarelo para Copa

Geral, Notícias
-
14/06/2018 16:02

Moradores se reúnem para decorar vias com bandeiras e pinturas temáticas

Decorada para Copa, Rua 3 no bairro Alvorada, em Manaus, vista de cima (Foto: Luiz Fernandes/Rede Amazônica)
Legenda da foto

No clima de Copa do Mundo, manauaras estão em trabalho final da ornamentação de vias da cidade com bandeiras e pinturas temáticas. Moradores das ruas 3, no bairro Alvorada, e Santa Isabel, no bairro Vila da Prata, estão ansiosos pela estreia da seleção, no domingo, 17. Na Zona Sul, moradores da Rua 24 de Agosto gastaram R$ 50 mil com materiais. Eles mantêm a tradição de mundiais anteriores e dedicam horas na decoração das vias.

O aposentado Emílio Lopes, de 68 anos, é um dos responsáveis pela ornamentação da Rua 3, na Zona Centro-Oeste. Segundo ele, a via foi ornamentada pela quarta vez para um Copa do Mundo.

Ao olhar para cima, quem caminha pela rua se depara com desenhos da bandeira do Brasil, do escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e até do símbolo do Mundial da Rússia. Também é possível ver pinturas temáticas feitas no asfalto.

“A primeira Copa não ficou tão bonita. Nas próximas, fomos expandindo e, agora, está mundialmente conhecida. Este ano, começamos há pouco mais de um mês do início da Copa. Os moradores se ajudam, todos os dias, para concluírmos o trabalho a tempo da estreia do Brasil”, disse Lopes.

Conforme o aposentado, os moradores se unem para fazerem rifas e bingos nos anos antes das Copas do Mundo, para comprarem bandeirinhas, fios e tintas.

“Eu fico muito grato. Fazemos um trabalho como este, com a ajuda de todos. Todos os dias trabalhamos, para ficar bonito. Vamos dizer que o Brasil traga o hexa, estaremos aqui com a nossa torcida. Rua 3 na Copa, a Russia é aqui”, comentou o aposentado.

O operador de máquinas Damião da Cunha, de 44 anos, também trabalha para ornamentar a Rua 3. Ele já considera o local como um “monumento” da cidade.

“Os moradores da comunidade são muito unidos. Não importa o que passou em Copas passadas, vamos apoiar e torcer aqui, juntos, para conseguirmos mais um título”, disse o operador de máquinas.

Santa Isabel

Outra rua de Manaus que se “vestiu” com as cores do Brasil e da Copa do Mundo na Russia, foi a rua Santa Isabel, no Bairro Vila da Prata, na Zona Oeste.

Segundo o administrador Alfredo Prado, o trabalho no local ainda está em finalização. A decoração começou há menos de um mês do início do Mundial.

“Está saindo uma estrutura muito bonita. Nossos desenhos são todos feitos em alto relevo. É um diferencial que trazemos. Temos também portais, onde representamos um ponto turístico do país sede. Este ano, vamos colocar a Catedral de São Basílio, da Rússia. Ainda estamos em trabalho final para construir”, afirmou Prado.

Ainda conforme o Prado, a comunidade se juntou mais uma vez, para que a rua Santa Isabel fique pronta para o primeiro jogo do Brasil, no domingo, 17.

“A expectativa é a melhor possível. Nós brasileiros sempre acreditamos. Não podemos deixar a Copa de lado. O Tite nos trouxe a esperaça de que o Hexa pode vir. Estão todos convidados para assistirem aos jogos consco”, afirmou Prado.

Zona Sul

Moradores do bairro Morro da Liberdade, na Zona Sul, também se mobilizaram. Eles começaram a se organizar desde fevereiro para decorar a Rua 24 de Agosto.

Mais de 2 milhões de bandeirinhas foram usadas no local. Cerca de R$ 50 mil foram usados para comprar os materiais.

G1