X

Notícias

Nova versão do iOS terá ‘modo emergência’ para desligar Touch ID

Notícias, Tecnologia
-
23/08/2017 15:24

Usuários que estão testando a prévia do iOS 11 - a nova versão do sistema operacional usada nos celulares iPhone e nos tablets iPad, da Apple - descobriram um recurso de "SOS" que fará com que o aparelho deixe de aceitar a impressão digital (Touch ID) para o desbloqueio, exigindo a digitação da senha

Foto:Reprodução
Legenda da foto

A função é ativada quando o usuário pressiona o botão de ligar/desligar cinco vezes. Além de desativar imediatamente o leitor de impressão digital, o iPhone também dá a opção para que o usuário faça uma chamada de emergência para a polícia.

O recurso deve ser útil em circunstâncias em que o dono do iPhone pode ser obrigado a desbloquear o celular com o dedo, como no caso de um roubo. Nesses casos, um criminoso pode facilmente forçar a vítima a colocar o dedo sobre o sensor, desbloqueando o aparelho e dando acesso a todos os dados pessoais armazenados no celular ou no tablet.

Há boatos de que a Apple também inclua um recurso de desbloqueio com reconhecimento facial no iPhone, o que aumentaria a utilidade da “função de emergência”. Recursos de autenticação biométrica, como reconhecimento de digitais, face e íris, já foram derrotados por especialistas, que recomendam o uso de uma senha para melhorar a segurança.

Com o novo recurso, o iPhone pode permitir que o usuário alterne rapidamente entre a senha e a autenticação biométrica para viabilizar a conveniência dessas funções sem comprometer a segurança do dispositivo em situações de risco elevado.

G1/Fronteira Online