X

Notícias

Onze rios catarinenses estão em situação de emergência para estiagem

Notícias
-
15/09/2017 13:51

Na primeira quinzena de setembro, choveu somente 20 mm no Extremo-Oeste e Oeste catarinense e menos do que 10 mm nas demais regiões de Santa Catarina

Foto: Guilherme Hahn / Especial
Legenda da foto

A precipitação escassa tem impactado diretamente no volume dos rios, que se encontra baixo. Onze deles estão em situação de emergência para estiagem, e outros oito em estado de alerta para o mesmo fenômeno.

Forquilhinha, Meleiro, Chapadão do Lageado, São João Batista, Orleans, São Martinho, Tangará, Rio das Antas, Concórdia, Camboriú e Passos Maia são os localidades com rios em situação “vermelha”. Já os “alaranjados” estão nas seguintes cidades: São Carlos,  Joaçaba, Tubarão, Canoinhas, Timbó, José Boiteux, Salete e Rio Negrinho. Por último em amarelo, são os municípios que estão com os rios em um nível ligeiramente baixo: Bocaina do Sul, Otacílio Costa, Palhoça e Taió.

Nos próximos dias, deve chover no Estado, mas não o suficiente para resolver o cenário, que também impacta em focos de incêndio e queimadas.

— Há previsão de chuva em Santa Catarina, mas com volumes que, no máximo, amenizam o problema por alguns dias. Volumes estimados até o dia 22 de setembro entre 5  e 35 mm, azul para o verde. A chuva é bem mais intensa no Rio Grande do Sul — prevê Leandro Puchalski.

DC