X

Notícias

Operação cumpre 18 mandados de prisão por uso irregular de tornozeleiras eletrônicas no PR

Notícias, Policial
-
24/08/2017 11:45

Ordens judiciais estão sendo cumpridas em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Apucarana, e cidades do litoral e região metropolitana

Mandados estão sendo cumpridos em Curitiba e em várias cidades do estado (Foto: Divulgação/Polícia Civil )
Legenda da foto

Policiais civis e militares cumprem 18 mandados de prisão na 4ª fase da Operação GPS, que investiga pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica e que descumprem as regras do uso dos equipamentos.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Apucarana, e cidades do litoral e região metropolitana.

Os alvos respondem pelos crimes de furto, roubo, tráfico de drogas, estupro, por falta de pagamento de pensão alimentícia e homicídio. A principal infração cometida por eles, segundo a polícia, é deixar a tornozeleira descarregada.

Os investigados com tornozeleira são monitorados 24 horas por dia, sete dias por semana, por agentes penitenciários no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Qualquer violação no uso do equipamento é detectada pelos agentes penitenciários que repassam ao Poder Judiciário. Com isso, cabe aos juízes revogar ou não o benefício. Atualmente, cerca de 5,6 mil tornozoleiras estão ativas no estado.

Desde o início da operação GPS, 83 pessoas que usavam o equipamento eletrônico, mas descumpriram as regras de uso da tornozeleira durante a execução penal, foram presas.

G1