X

Notícias

Paraguai anuncia que concorrerá ao lado de Argentina e Uruguai por Copa de 2030

Esportes, Internacional
-
31/08/2017 10:40

Presidente do país, Horacio Cartes, se reúne com mandatário da Conmebol e anuncia que estará ao lado de argentinos e uruguaios. Ideia é que apenas Assunção receba jogos

Cerro Porteño reabriu recentemente seu estádio, o mais moderno do Paraguai e com capacidade para 45 mil pessoas (Foto: Divulgação/Cerro Porteño)
Legenda da foto

A disputa para sediar a Copa do Mundo de 2030 ganhou um novo protagonista. Para ser mais exato, um novo aliado. O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, anunciou que o país se juntará a Argentina e Uruguai no pleito pelo Mundial que marcará o centenário da competição. O político fez o anúncio em sua conta oficial no Twitter, depois de reunião com o presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez.

– Comfirmo que já estamos de acordo os presidentes de Paraguai, Argentina e Uruguai para disputar a candidatura do Mundial de Futebol 2030 – anunciou Cartes.

Alejandro Domínguez também se manifestou na rede social e se referiu ao Paraguai como uma sub-sede para o torneio. A ideia é que apenas a capital Assunção seja utilizada. Recentemente, o Cerro Porteño reabriu seu estádio após quase três anos de obra. A “Nueva Olla” é a arena mais moderna do país, mas até 2030, o Defensores del Chaco, principal palco do futebol paraguaio, pode ser reformado.

A inclusão do Paraguai acontece na semana em que Argentina e Uruguai pretendiam tornar a proposta dos dois países oficial. Nesta quarta, aconteceria uma cerimônia no Parque Anchorena, residência de verão do presidente uruguaio, a cerca de 200 quilômetros de Montevidéu, com os presidentes Tabaré Vázquez, do Uruguai, e Mauricio Macri, da Argentina. O evento marcaria o início da candidatura conjunta ao Mundial de 2030. No entanto, os presidentes da Fifa, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez, requisitaram presença no encontro, que foi postergado para o início de outubr.

Mesmo com o anúncio oficial adiado, os dois países banhados pelo Rio da Prata querem aproveitar o encontro de ambos, nesta quinta, para promover o pleito. Antes do clássico desta quinta, no Centenário, em Montevidéu, Luis Suárez e Lionel Messi devem entrar no campo com camisas especiais. O uruguaio estará com o número 20 à frente, e o argentino com o número 30. As peças estão feitas, há o acordo entre as duas associações, só falta que os dois craques aceitem participar da ação e posar para as fotos.

A proposta tripla é, até agora, a única para a Copa de 2030. A China também se movimenta para se postular à uma das candidatas. O Mundial anterior, de 2026, tem dois pleitos oficiais em análise: candidatura conjunta de Canadá, Estados Unidos e México e outra de Marrocos. A Fifa anunciará, na véspera do primeiro jogo da Copa de 2018, quem sediará o torneio de 2026.

GE