X

Notícias

PRF flagra ônibus com refugiados que estariam sendo submetidos a condições precárias de trabalho

Notícias, Policial
-
12/09/2017 11:14

Passageiros seriam refugiados de Bangladesh, Índia e Senegal, além de chineses, todos com situação regular

Foto: Divulgação PRF
Legenda da foto

Um ônibus ocupado por 24 refugiados foi flagrado na manhã de segunda-feira, 11, por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, na Unidade Operacional de Xanxerê. O flagrante ocorreu por volta das 10h, no km 511 da BR 282, em Xanxerê.

De acordo com a PRF, no local foi visualizado um ônibus Scania k113, emplacado em Cruzilia (MG) com pane mecânica parado na terceira faixa do km 511, no sentido decrescente. Abordado para o auxílio, foi constatado que se tratava de fretamento eventual, sem a autorização da ANTT (auto ANTT nº 3919).

O ônibus então foi removido à unidade para os procedimentos sendo constatado que o veículo era ocupado por 24 passageiros, todos vendedores ambulantes, a maioria refugiados de Bangladesh, Índia e Senegal, além de chineses, todos com situação regular, conforme consulta com a Polícia Federal em Chapecó.

Devido à possibilidade de precarização das condições de trabalho, suspeitadas pelas evidências levantadas – estavam sem refeição desde as 13 horas do dia anterior; trabalhavam no sistema comissivo, além de outras apuradas durante entrevista – foi acionado o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego, ambos de Chapecó, que compareceram na Unidade Operacional e realizaram as oitivas preliminares para abertura do inquérito.

Após a conclusão da ocorrência, foi realizado o transbordo e fretamento de veículo autorizado, os ocupantes do ônibus foram conduzidos até o restaurante do posto de serviços Águia Dourada para almoço.

Foto: Divulgação PRF

Foto: Divulgação PRF

Fronteira Online