X

Notícias

Profissionais do SAMU de Dionísio Cerqueira participam de curso de capacitação

Notícias
-
15/08/2017 15:28

A capacitação teve como objetivo aprimorar o atendimento pré-hospitalar

Foto: Divulgação
Legenda da foto

Profissionais da do Servido de Atendimento Médico de Urgência do município participaram no último dia 05 de agosto, em Realeza (PR), de um Curso de Capacitação e Atendimento pré-hospitalar (APH) ministrado pelo Consórcio Intermunicipal de Urgências do Paraná – CIRUSPAR.

O curso foi realizado com o objetivo de capacitar e habilitar os profissionais, potencializando suas capacidades para respostas as diversas demandas considerando as especificidades da região. A capacitação foi ministrada pelo Núcleo de Educação Itinerante (NEI), do SAMU.

Ao todo 8 profissionais entre técnicos de enfermagem e condutores socorristas do SAMU de Dionísio Cerqueira, participaram do curso.

Conforme a coordenadora geral do SAMU, Kelly Custodio dos Santos, a equipe de Instrutores do SAMU/CIRUSPAR ministra um programa composto por aulas teóricas e praticas com uso de manequins e materiais diversos, criando problematizações de situações e desenvolvimento de habilidades na área de urgência e emergência do atendimento pré-hospitalar clínico, traumático, obstétrico, cirúrgico, pediátrico e em incidentes de múltiplas vítimas, potencializando capacidades para respostas as demandas diversas e especificidades da região.

Em relação ao NEI, o núcleo possui caráter de ensino, reciclagem ou atualização, e o SAMU o dispõe para capacitar os profissionais da saúde de Prefeituras, e também a população do Sudoeste do Paraná.

Todos são profissionais comprometidos com o ensino sobre a padronização de procedimentos conforme os protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar. O núcleo desenvolve treinamentos, tanto periodicamente, conforme seu programa de capacitações, como diante de solicitações das Secretarias das Prefeituras ou comunidades e situações específicas, e se destina a promover a formação de recursos humanos de acordo com as políticas públicas voltadas a área da urgência, habilitando e certificando os profissionais que irão atuar no programa SAMU 192 dos municípios do Sudoeste do Paraná.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde de Dionísio Cerqueira, Alcir Sawaris, “É de público conhecimento o excelente nível teórico do Curso de Capacitação promovido pelo NEI, através da CIRUSPAR. Vale ainda destacar a importância dessa oportunidade de participação dos nossos socorristas, o que irá contribuir auxiliando a zelar pela vida dos cidadãos cerqueirenses, barraconenses e bomjesuenses, que em situações de urgência e emergência irão se sentir mais seguros como profissionais capacitados”.

Fronteira Online