X

Notícias

Roupa especial transforma cães de rua em seguranças na Tailândia

Tecnologia
-
20/02/2018 09:43

Equipamento acionado por latido de alerta liga câmera escondida em roupa e envia imagens de possíveis invasores para celular. País tem mais de 8 milhões de cães sem dono, 10% apenas em Bangcoc

(Foto: Reprodução)
Legenda da foto

Uma agência de propaganda na Tailândia desenvolveu uma roupa especial que pode transformar cães sem dono em guardiões das ruas e becos de Bangcoc.

De acordo com estimativas, existem atualmente mais de oito milhões de cães nas ruas do país, com 800 mil apenas na capital.

“Os tailandeses cuidam dos cães de rua porque têm pena deles. Eles os alimentam, mas não tem a noção de que deveriam castrá-los e não á lei para que eles sejam controlados”, diz Dayin Petcharat, da SOS Animals Thailand, uma organização de caridade local.

Mas Pakornkrit Khantaprab, integrante da equipe de criação da agência Cheil Thailand, decidiu fazer mais do que apenas alimentar os animais.

Ele inventou uma roupa que pode ser usada pelos cães, transformando-os de pestes indesejadas em guardas de segurança.

“A inspiração veio dos noticiários que vemos na Tailândia ou em quase todos os lugares, onde você pode ver cães de rua sendo maltratados. Às vezes eles são abandonados, e as pessoas simplesmente os negligenciam”, diz Khantaprab.

Equipadas com uma câmera de vídeo escondida, a roupa tem sensores que transmites vídeos em streaming, ao vivo, quando o cão late, mostrando o que o animal vê através de um telefone celular e aplicativo de computador.

O algoritmo de seu módulo de detecção de voz pode detectar um latido de alerta e ligar a câmera. Cães provaram ser especialistas em detectar visitantes indesejados ou potenciais ladrões. E outras ameaças que humanos podem não perceber, como cobras, são facilmente notadas pelos cães.

A Cheil Thailand acredita que as roupas podem ajudar tanto os cães quanto a comunidade. Agora eles esperam vender o sistema para comunidades locais e possivelmente para forças policiais.

G1