X

Notícias

Secretária de Saúde de Dionísio Cerqueira realiza 2º Mutirão de Cirurgias de Cataratas

Notícias, Saúde
-
16/04/2018 16:54

35 pacientes fizeram a cirurgia, com isso fila de espera foi zerada

Foto: Divulgação PMDC
Legenda da foto

A administração municipal de Dionísio Cerqueira através da Secretária de Saúde, promoveu na última semana o 2º Mutirão de Cirurgias de Cataratas. Na ocasião 35 pacientes foram encaminhados à Iporã do Oeste onde passaram por cirurgia de cataratas.

Em dezembro do ano passado, muitos pacientes realizaram a cirurgia de apenas um olho e agora, neste novo mutirão, eles retornaram para fazer a cirurgia do segundo olho. A catarata é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco, o que resulta na perda de visão da pessoa.

Com a 2ª edição do mutirão a fila de cataratas do município de Dionísio Cerqueira está zerada.

A meta da Secretaria da Saúde, dentro da área de oftalmologia, é conseguir ainda neste semestre, a liberação para as cirurgias de pterígio, doença que leva os pacientes a confundirem com catarata.

O pterígio é uma membrana composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos que crescem no canto dos olhos, normalmente próximo ao nariz, e partem em direção a córnea e que pelo dificultar o paciente a enxerga, leva o paciente a confundir com catarata.

Neste mês, a Secretária de Saúde ainda conseguiu a liberação de 115 ressonância, 80 mamografias e 50 dopplers que serão agendados e realizados entre abril e maio na cidade de Chapecó.

Ascom/ Fronteira Online