X

Notícias

Vence hoje prazo de prova de vida de aposentados e pensionistas

Geral, Notícias
-
28/02/2018 14:19

Beneficiários devem ir até agência bancária que recebem o pagamento do INSS para comprovar vida. Basta apresentar um documento com foto

Thinkstock
Legenda da foto

Os aposentados e pensionistas que recebem salário com base no regime do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até esta quarta-feira 28 para realizar a prova de vida.

Os beneficiários que não cumprirem esta regra podem ter o pagamento interrompido. A prova de vida é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Segundo o INSS, dos 34 milhões de segurados, 30 milhões já regularizaram a situação e vão manter o benefício.

Como comprovar vida

O INSS informa que os beneficiários devem ir diretamente no banco em que recebem o pagamento para realizar a prova de vida.

O aposentado ou pensionista deve apresentar um documento com foto. Também é possível que a companhia solicite a utilização do cadastro biométrico para a prova de vida.

Os brasileiros que não estiverem no país também precisam realizar a prova de vida para continuar recebendo o pagamento do INSS. Para isso, podem optar por um procurador cadastrado no INSS ou por um documento de prova de vida emitido pelo consulado, bem como pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.

Os aposentados e pensionistas que não puderem ir até a agência bancária por problemas de saúde ou dificuldade de locomoção podem fazer a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS.

O presidente Michel Temer foi uma das pessoas que perdeu o prazo para realizar a prova de vida. A não realização do recadastramento obrigatório fez com que o presidente não recebesse seus benefícios nos meses de novembro e dezembro do ano passado.

R7